Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Canal Saúde divulga programação da semana


09/04/2018

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

Fique por dentro do que vai ser destaque na programação do Canal Saúde nesta semana e saiba também todos os horários alternativos, para não perder nada.

Bate Papo na Saúde - Segunda-feira (9), às 9h30
Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2017: o Bate Papo na Saúde vai fazer uma série de programas com ganhadores do 1º Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, realizado em 2017. A premiação foi lançada pela Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o objetivo de valorizar a pesquisa e a educação, fomentando a inovação e estimulando o pensamento criativo e crítico. Foram premiadas teses nas categorias de Saúde Coletiva, Medicina, Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde e Biomedicina e Ciências Humanas e Sociais. Na primeira edição da série, o apresentador Paulo Bellardi conversa com Gabriel Lopes Anaya, autor da tese Anopheles Gambiae: do invasor silencioso ao "feroz mosquito africano" no Brasil (1930-1940), defendida na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e vencedora do prêmio na área de Ciências Humanas e Sociais, e Beatriz Coronato Nunes, que ganhou uma menção honrosa na área de medicina pela tese Giardia duodenalis em três municípios das regiões norte e nordeste do Brasil: Estudo epidemiológico, molecular e ações de educação em saúde, feita no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Horários alternativos: Segunda - 14h; Terça - 21h; Quarta - 9h30 e 14h; Quinta - 21h; Sexta - 9h30 e 14h; Sábado - 19h30; e Domingo - 18h30.

Unidiversidade - Segunda-feira (9), às 10h30    
Turismo no Brasil - o Unidiversidade vai discutir o turismo no Brasil. Como anda o setor? Quais os lugares que se destacam? Como andam as viagens dos brasileiros por aqui e como está a visitação por turistas estrangeiros? Quais são os gargalos para atingir o enorme potencial turístico do país? Essas e outras questões vão ser debatidas no programa.

Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.

Ligado em Saúde - Segunda-feira (9), às 11h
Rouquidão: é comum as pessoas ficarem roucas por causa de noites mal dormidas, excesso de bebidas alcóolicas e de gritaria. Mas quando a rouquidão demora a passar é necessário investigar porque ela pode ser sintoma de algo mais grave. O Ligado em Saúde vai falar sobre rouquidão. O programa vai apontar as principais causas do problema, abordar os casos em que a voz é o instrumento de trabalho da pessoa e ensinar práticas que ajudam a evitar a rouquidão. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe a fonoaudióloga, coordenadora do Programa de Saúde Vocal do Professor da Prefeitura do Rio de Janeiro, Juliana Ferrer.

Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30.

Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (9), às 13h
A notícia de que o medicamento contra a tuberculose conhecido como ‘quatro em um’ passará a ser produzido no Brasil, a posse do novo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, o debate sobre os riscos da amamentação cruzada, levantado por uma cena de novela, e o medo enfrentado pelos defensores dos direitos humanos no Brasil são os destaques do Em Pauta na Saúde.

Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h.

Ciência & Letras - Terça-feira (10), às 9h
Torquato Neto - o poeta, letrista e jornalista Torquato Neto é o tema do próximo Ciência & Letras. Parceiro de grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, destaque do Movimento Tropicalista, o artista deixou um legado importante, apesar da morte prematura, aos 28 anos, em 1972.  Para falar sobre sua obra, o apresentador Renato Farias recebe o crítico e ensaísta Ítalo Moriconi, organizador do livro Torquato Neto – Essencial, e o diretor e produtor Eduardo Ades, um dos autores do documentário Torquato Neto – Todas as horas do fim.

Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30.

Em Família - Terça-feira (10), às 10h
Separação e filhos - uma separação por si só já é bastante dolorida e quando há filhos envolvidos, as coisas costumam ficar ainda mais difíceis. Qual o modelo para não prejudicar as crianças? Guarda compartilhada, divisão do tempo, visitas programadas? Quem tem prioridade na decisão e por quê? E quando os pais não chegam a um acordo sobre os filhos? Essas e outras delicadas questões envolvendo o tema vão estar em discussão no Em Família.

Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30.

Sala de Convidados - Terça-feira (10), ao vivo, às 11h
Água para todos - o 8º Fórum Mundial da Água foi realizado em março deste ano, em Brasília, com o objetivo de promover a conscientização sobre o uso do mais importante recurso do planeta, essencial à vida de seres humanos, plantas e animais. O fórum buscou construir compromissos políticos e apontar caminhos para aprimorar a gestão e uso eficiente e sustentável da água. Paralelamente, aconteceu o Fórum Mundial Alternativo da Água (FAMA), que debateu temas como o controle social das fontes de água, o acesso democrático a esse recurso e a luta contra as privatizações dos mananciais e barragens, entre outros. O próximo Sala de Convidados vai discutir o tema Água para todos. O programa vai contar como foi o Fórum Mundial da Água e o FAMA e explicar o que une e o que separa os dois eventos.

Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h.

Confira toda a programação da semana no site do Canal Saúde.

Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690).
Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar