Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Simpósio Ciência, Arte e Cidadania chega à 10ª edição


06/04/2018

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)*

Compartilhar:

Iniciativa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o Simpósio Ciência, Arte e Cidadania chega à 10ª edição com uma programação repleta de atividades culturais, debates, oficinas e palestras com profissionais que atuam na interface entre ciência e arte. Pela primeira vez, os encontros serão realizados ao longo de todo o ano e em diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro, incluindo municípios da Região Metropolitana, Duque de Caxias, Nilópolis e Mangaratiba, além dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. A participação é gratuita.

O conjunto de atividades tem início com o evento Falamos de Chagas com CienciArte, que acontece no dia 12/04, das 10h às 12h, na Biblioteca de Manguinhos, no campus da Fiocruz (Av. Brasil, 4.365, Rio de Janeiro). Em alusão ao Dia Mundial da Pessoa Afetada pela Doença de Chagas, celebrado em 14 de abril como homenagem à data da sua descoberta por Carlos Chagas, o encontro contará com atividades lúdicas e de conscientização sobre o agravo que afeta aproximadamente três milhões de pessoas no Brasil, segundo estimativas do Ministério da Saúde. A programação inclui a exibição do filme Doença de Chagas: virando o jogo, seguida da palestra Falamos de Chagas com CienciArte: do curso para pacientes à Associação dos pacientes. Haverá, ainda, espaço para a música, com a participação da Federação Internacional das Associações de Pessoas Afetadas pela Doença de Chagas (Findechagas) e uma roda de conversa com a equipe da Associação Rio Chagas.

Em maio, a mesa-redonda CienciArte no Ensino Médio e Fundamental II discute experiências e inovações sobre o tema. A atividade acontece no dia 18, das 18h30 às 20h30, no quiosque da Escola Parque (R. Marquês de São Vicente, 483, Gávea, Rio de Janeiro). No mês de junho, o simpósio chega a Niterói com atividades práticas de escultura de ideias criativas, oficina 5D e palestra interativa CienciArte e Inovação, com a participação da pesquisadora Tania Araújo-Jorge, chefe do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC. O evento será realizado no dia 13, das 18h30 às 20h30, no Colégio Salesiano (R. Santa Rosa, 2017, Santa Rosa, Niterói).

A programação prevê, ainda, a realização de oficinas, mesas-redondas, atividades integradas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018) e a expedição itinerante CienciArte com Dendê na pista: Matraca e sua trupe, liderada pelo artista e pesquisador Marcus Matraca, colaborador do mesmo Laboratório. Acesse a programação.

O planejamento da 10ª edição do Simpósio Ciência, Arte e Cidadania teve início ainda em 2017, a partir da jornada preparatória, que contou com a participação do pesquisador John Talasek, diretor de Programas Culturais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos [relembre]. A realização desta edição especial visa a captação de recursos de agências de fomento à pesquisa, ensino e extensão, e o estímulo à colaboração de parceiros na composição das atividades. A edição celebra, ainda, os 20 anos da linha de pesquisa transdisciplinar de CienciArte no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC. Outra novidade é a parceria internacional com a rede de eventos do periódico Leonardo, chamada LASER Talks (Leonardo Art Science Evening Rendez-vous). O 10º Simpósio inaugura as atividades do LASER Rio.

Participam da organização o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC, as universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal Fluminense (UFF) e do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Espaço Ciência Viva, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro). A iniciativa conta com o apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do IOC, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), da Escola Parque e da Escola Nova.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar