Início do conteúdo

Canal Futura exibe filmes do Selo Fiocruz Vídeo

08/06/2021

VideoSaúde Distribuidora (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

O Canal Futura, em parceria com a VideoSaúde Distribuidora Fiocruz, exibirá em junho quatro documentários integrantes do catálogo do selo Fiocruz Vídeo que trazem reflexões sobre saúde e ciência. Os vídeos refletem a realidade de grupos sociais que vivem na região da bacia do rio São Francisco ao longo do século; a dor de avós que fazem o papel de pais na criação dos netos e um outro olhar sobre o dia a dia dos usuários de drogas e pessoas em situação de rua. 

 

Saúde! Velho Chico retrata a situação de saúde das pessoas que vivem às margens do rio São Francisco, os conflitos socioambientais e o que mudou ao longo do século para a vida das populações locais. 

 

 

Com muita sensibilidade, o documentário Evitável traz relatos dolorosos e emocionantes de avós em relação à perda de suas filhas após complicações no parto e a difícil tarefa de criar os netos em meio à ausência e saudade. Em maio deste ano, o filme foi convidado para ser exibido na Comissão de Equidade de Gênero do Tribunal de Justiça de São Paulo, promovendo o debate público sobre a questão da mortalidade materna e dos direitos das mulheres.

 

 

Como parte da programação do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Droga, o documentário Crack, repensar apresenta o ponto de vista do usuário desconstruindo estigmas sobre os vícios e as drogas e promovendo um debate sobre a vida de pessoas invisíveis na sociedade, que têm seus direitos negligenciados.

 

 

E ainda, Territórios marginais, que mostra a conexão de pessoas em situação de rua compartilhando histórias, vivências e dificuldades. Territórios marginais e Evitável foram lançados na última edição do Edital Selo Fiocruz, em dezembro de 2019. 

 

 

A parceria com o Canal Futura está associada aos objetivos da Política de Comunicação Pública da Fiocruz, que aponta que os conteúdos produzidos pela instituição devem circular amplamente para a promoção da saúde. A programação do Futura tem se destacado, de outra parte, por exibir produções que fazem ampliar o debate qualificado sobre temas de grande interesse social, chegando, pelo alcance do canal, a todas as regiões do Brasil. 

 

 

Confira a programação completa

 

Voltar ao topoVoltar