Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

“Alta Literatura Popular Brasileira” será lançado em debate virtual (11/5)


10/05/2022

Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz

Compartilhar:

Será lançado na próxima quarta-feira (11) o documentário “Alta Literatura Popular Brasileira”, uma produção do Ecomuseu de Manguinhos, vinculado à Rede de Empreendimentos Sociais para o Desenvolvimento Socialmente Justo, Democrático, Integrado e Sustentável (RedeCCAP), organização de base comunitária atuante há mais de 30 anos nas favelas de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro. A instituição é apoiada pela Fiocruz desde 2006. O evento será virtual e transmitido pela Plataforma Cidades em Movimento, da Cooperação Social, às 16h.

"Alta Literatura Popular Brasileira" é um documentário que trata dos desafios sobre a criação literária fora das condições de privilégio das classes sociais mais ricas. Em seu lugar, é trazida a perspectiva de quatro romancistas que participaram da Residência Literária Favelofágica, desenvolvida no escopo de atividades da Agenda Cultural Mandela Vive, no Complexo de Favela de Manguinhos, apoiado pela Cooperação Social da Fiocruz.

A produção audiovisual contou com a gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz e apoio da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, Halliburton, Domingues e Pinho Contadores, Concremat e Grupo Seres, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A iniciativa faz parte do Projeto Cultura em Manguinhos.

Na ocasião de seu lançamento, a plataforma Cidades em Movimento recebe para o debate pessoas que trabalham com arte junto às muitas realidades periféricas brasileiras para refletir sobre o processo de produção do documentário. Renata Costa, ex-Secretária Executiva do Plano Nacional da Leitura e da Escrita (PNLE); Renato Farias, diretor teatral da peça Negra Palavra; Geraldo Andrade, dramaturgo do Teatro de Favela; e Volnei Canônica, presidente do Instituto Quindim. A mediação será de Felipe Eugênio, integrante da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz e co-coordenador da Rede Periferia Brasileira de Letras (PBL).

Voltar ao topoVoltar