Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Queda nas taxas de vacinação infantil é destaque na Revista Poli


06/05/2022

Juliana Passos (EPSJV/Fiocruz)

Compartilhar:

A preocupação com a queda da cobertura vacinal infantil e o risco do retorno de doenças que já estavam controladas ou mesmo erradicadas no país, como a poliomielite e o sarampo, são destaques na edição nº 83 da Revista Poli. A reportagem aborda ainda as possíveis motivações para essa queda, que passam pela ausência de percepção de risco para doenças que trazem consequências graves – como a paralisia –, e a necessidade de facilitar o acesso aos imunizantes. Em matérias correlatas, a edição ressalta a importância de ações de comunicação para enfrentar esse problema tira dúvidas sobre a segurança de vacinas. 

A reportagem sobre os direitos reprodutivos aborda os avanços de legislações em prol do aborto na América Latina e o papel das organizações feministas na conquista desse direito. A matéria também mostra que a decisão por manter ou não uma gestação não está descolada do direito à maternidade e discute como as mulheres precisam de políticas públicas para ter o direito de decidir respeitado, seja qual for sua opção. 

Em junho, completa-se 30 anos da realização da Eco-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. A Conferência tem como marca a incorporação de debates trazidos pelos movimentos sociais e incentivou a criação de diversas redes. Em balanço retrospectivo realizado na reportagem, pesquisadores e ativistas mostram desânimo em relação às poucas medidas adotadas na busca de um mundo mais justo e com maior respeito ao meio ambiente, mas os desdobramentos positivos também foram lembrados. Entre eles, estão a formulação da Agenda 21, importante para elaboração dos planos diretores das cidades, e a criação da Rede Brasileira da Justiça Ambiental (RBJA). 

Reivindicação de pesquisadores e militantes do campo há muitas décadas, a proposta de criação de um Sistema Nacional de Educação (SNE) no Brasil parece que finalmente avança no Congresso. Nessa reportagem será possível entender melhor a proposta apresentada no Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 235/2019, aprovado no Senado e que será analisado pela Câmara, e as críticas feitas por especialistas na área, como a necessidade de fortalecer o financiamento e a participação social.

Também sobre Educação, a seção O que é/O que faz fala das mudanças de foco do Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ao longo de mais de 80 anos de vida. Se a concepção inicial estava voltada para a realização de estudos e reunião de documentação, atualmente os principais esforços e recursos estão voltados para realização de exames de avaliação. O que, na visão de especialistas entrevistados pela reportagem, dá ao órgão um papel regulador em vez de apresentar diagnósticos mais detalhados sobre a educação brasileira. 

Na seção Entrevista, a pesquisadora Ana Cláudia Cardoso fala sobre a necessidade de se retomar a discussão e a luta pela redução das horas de trabalho com a manutenção do salário a partir de experiências já realizadas pelo mundo. 

A Revista Poli é uma publicação jornalística editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, unidade técnico-científica da Fiocruz. O acesso da versão eletrônica na íntegra e a assinatura gratuita da revista podem ser feitos pelo site da EPSJV/Fiocruz

Voltar ao topoVoltar