Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Elizabeth Leeds debate interfaces entre estudos urbanos e arquivos em 20/8 no CDHS da COC/Fiocruz


15/07/2024

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Referência no campo dos estudos urbanos no Brasil, a cientista política norte-americana Elizabeth Leeds é a convidada especial da roda de conversa Territórios, arquivo e memória: diálogos com Elizabeth Leeds no dia 20 de agosto, às 9h, no Centro de Documentação e História a Saúde (CDHS), em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Promovido pela Cátedra Oswaldo Cruz de Ciência, Saúde e Cultura, o evento é aberto a participação de todos. 

A roda de conversa terá como tema principal a exposição “O Rio que se queria negar. As favelas do Rio de Janeiro no acervo de Anthony Leeds”, coordenada pela pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e atual ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, realizada em 2015, no Museu da República, com fotografias e outros documentos integrantes dos Fundos Anthony Leeds e Elizabeth Leeds, depositados na COC. 

Em 2007, Elizabeth Leeds doou ao Departamento de Arquivo e Documentação da COC documentos do marido, falecido em 1989, e dela própria, referentes à trajetória das pesquisas empreendidas pelo casal e seus pares no Brasil e na América Latina desde os anos 1960. Além das favelas, Elizabeth também pesquisou a imigração em Portugal, direitos humanos e políticas de segurança pública no Brasil. 

Na roda de conversas na COC, a pesquisadora do Centro de Estudos Internacionais do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e presidente de honra do Fórum Brasileiro de Segurança Pública debaterá os estudos urbanos e os arquivos por meio dos registros feitos por ela na inauguração da exposição de 2015. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar