Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Desinformação: pesquisadores lançam guia para profissionais de saúde


01/04/2024

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Elaborado por um consórcio de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Fiocruz e de três Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) e Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI) - foi lançado o guia Desinformação sobre saúde: vamos enfrentar esse problema?, voltado para profissionais de saúde. A publicação tem como objetivo preparar os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para o diálogo com os usuários sobre temas controversos e com potencial de impactar o bem-estar da sociedade. 

Pela Fiocruz, o guia contou com a participação dos professores do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do  Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Pâmela Pinto, uma das responsáveis pelo conteúdo; Kizi Araújo e Igor Sacramento, que realizaram a revisão técnica do material.

A publicação chama a atenção para conteúdos nocivos à saúde da população que circulam em grupos de WhatsApp e nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Tik Tok e YouTube. Por exemplo: falsos medicamentos, campanhas contra as vacinas, tratamentos milagrosos sem comprovação científica e receitas mágicas para emagrecer. O guia traz uma curadoria de cursos de educação midiática, indica espaços para checagem de informação de notícias sobre saúde e sugere uma lista de fontes confiáveis acerca da temática.

O material está disponível no Repositório Institucional Arca e pode ser baixado gratuitamente

O Repositório Arca é a principal iniciativa da Política de Acesso Aberto, da Fiocruz, que completa 10 anos em 2024. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar