Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Presidente da Fiocruz divulga mensagem sobre o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência


09/02/2024

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, divulga uma mensagem sobre o dia Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/2), que será celebrado no próximo domingo. Leia na íntegra:

"Neste 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebramos e reafirmamos nosso compromisso com a promoção da equidade de gênero nas diversas áreas de atuação institucional.  Conscientes de que a ciência historicamente foi marcada pela assimetria de oportunidades, a Fiocruz compromete-se a ampliar o acesso por meio de programas e políticas afirmativas, a evidenciar as conquistas de suas cientistas e a enfrentar os desafios persistentes relacionados à desigualdade de gênero.

A criação do Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, em 2015, pela Assembleia das Nações Unidas, destacou a necessidade de reconhecimento e visibilidade às contribuições das mulheres no campo científico e tecnológico. Em 2019, incorporamos oficialmente esta celebração na agenda institucional da Fiocruz. Alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, reconhecemos a importância da inclusão de mulheres na ciência para alcançar um progresso verdadeiramente sustentável, representativo e democrático.

Fazemos isso implementando políticas e práticas inclusivas e buscando assegurar, nesta instituição, um ambiente propício para o desenvolvimento das habilidades e talentos científicos das mulheres. Em 2020 publicamos o primeiro edital Mais Meninas na Fiocruz e Trabalhamos para a criação do Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência. Desde 2009 contamos com o comprometimento do Comitê Pró-Igualdade de Gênero e Raça da Fiocruz e, em março de 2023, estabelecemos a Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa).

Seguimos empenhados no propósito de implementar políticas institucionais voltadas para equidade, diversidade e inclusão que reflitam a diversidade da instituição e da sociedade como um princípio fundamental. Neste Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, gostaria de expressar meu agradecimento especial a todas as pessoas que se dedicaram ao longo das últimas décadas a criar na Fiocruz um ambiente científico mais inclusivo, que torne a ciência atrativa para que as meninas não encontrem obstáculos para se tornarem futuras cientistas. Juntos, podemos construir um futuro em que a ciência seja verdadeiramente acessível a todos e todas.

Mario Moreira, presidente da Fiocruz".

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar