Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

17º edição da Semana da Enfermagem acontece amanhã no INI


16/05/2019

Por: Antonio Fuchs (INI/Fiocruz)

Compartilhar:

A 17º Semana da Enfermagem será comemorada no Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), no dia 17 de maio, e trará uma programação diversificada com ênfase na importância do cuidado através do olhar dos profissionais de enfermagem. Organizado pelo serviço de enfermagem do instituto, o encontro ocorrerá das 9h às 16h, no auditório do Pavilhão de Ensino.

A atividade terá início com a exibição do vídeo Nós também somos o amor de alguém, produzido pela equipe do serviço, seguindo de exposições que abordarão temas diversos como: Enfermagem como a arte de cuidar; inovação em saúde; a importância do foco no paciente; o papel da força de trabalho; o ciclo de vida do nascer ao morrer através do trabalho da enfermagem; o cuidado de quem cuida, entre outros.

O evento é aberto ao público e não necessita inscrição. 

Dia Internacional da Enfermagem

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no dia 12 de maio e homenageia Florence Nightingale, inglesa considerada a "mãe" da enfermagem moderna após ter trabalhado no cuidado de soldados durante a guerra da Crimeia, no século XIX. Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo, na Inglaterra, em 1860.

A data passou a ser comemorada no Brasil, em 1938, instituída pelo então presidente Getúlio Vargas. Entretanto, é comum celebrar a Semana da Enfermagem, começando no dia 12 de maio e terminando em 20 de maio, com o Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar