Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

VPAAPS - Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde

A Fiocruz completou 120 anos em 2020 e segue sendo uma instituição diferenciada no campo da ciência e da tecnologia em saúde, de forma coerente com sua história. A Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), como órgão vinculado à sua Presidência, tem como marco de referência de suas iniciativas e ações a promoção e melhoria das condições de vida e saúde da população, com ênfase na redução das desigualdades e iniquidades no acesso aos serviços e às condições promotoras da saúde; e o fortalecimento da sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), baseado em uma visão ampliada de saúde contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.


A VPAAPS assessora e coordena ações da Fiocruz nas áreas de sua competência, integrando atores, unidades técnico-científicas e administrativas, e escritórios, para responder às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Estado brasileiro.


À Vice-Presidência incumbe assessorar o Presidente na administração da Fiocruz; coordenar, implementar, monitorar e avaliar programas horizontais de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, ensino, serviços, produção, informação e comunicação em saúde e desenvolvimento institucional e monitorar a execução das metas institucionais e os programas horizontais. 


A saúde pública constitui-se o elemento fundante de seus pressupostos, orientados pelos resultados do VIII Congresso Interno (2017), que trouxe como tema a Fiocruz e o Futuro do SUS e da Democracia, reforçando o caráter político, propositivo e integrador de temas e ainda pela Agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030, e seus marcos de referência.


A VPAAPS compreende 3 áreas técnicas:


A área de Ambiente possui grande capacidade de reunir agendas estratégicas e integrar atividades e projetos em âmbito institucional, e coordena a consolidação do eixo Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, pautada por prioridades de âmbito local, regional, nacional e global.  Articula, apoia, e induz ações envolvendo as relações entre as transformações do ambiente e suas implicações sobre a saúde.


A área de Atenção à Saúde da VPAAPS trata de temas relacionados ao cuidado com a saúde humana. Seu escopo de análise e atuação engloba questões de gestão; atenção básica e especializada; ações estratégicas na articulação com redes de atenção em saúde.


Implantada na Fiocruz por iniciativa pioneira e inovadora da VPAAPS, a Promoção da Saúde constitui um eixo da Vice-Presidência, desenvolvido a partir de um processo de trabalho coletivo aglutinador de atores da Fiocruz envolvidos com a temática/campo da promoção da saúde, com atuação intrasetorial e intersetorial e propostas e iniciativas voltadas à compreensão e enfrentamento dos determinantes sociais da Saúde.


A diversidade de projetos e ações sob a responsabilidade técnica da VPAAPS tem definido a sua centralidade como espaço de indução, articulação e gestão de uma rede de parcerias em diferentes campos da ação pública e do SUS. A amplitude e a complexidade dos entrelaçamentos entre os campos de atuação da VPAAPS (Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde) constituem um desafio metodológico e de gestão, requerem ousadia política, ação estratégica e inovação, e articulação da ampla rede de parceiros governamentais e não governamentais. 


O reforço e a sinergia entre as diversas unidades da Fiocruz, e entre suas áreas de atuação, remete a uma concepção de pensar a instituição enquanto um sistema em rede com as unidades técnico-científicas. E para efetivar essa articulação entre as áreas de meio ambiente, ciência, tecnologia, inovação, saúde e desenvolvimento econômico e social, a VPAAPS conta com a cooperação dos parceiros institucionais, nacionais e internacionais, e de movimentos sociais, visando sua contribuição para políticas públicas promotoras de saúde.

 

Redes

Conheça

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar ao topoVoltar