No Brasil, crianças, adolescentes, adultos e idosos têm acesso gratuito a vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em cerca de 40 mil unidades básicas de saúde espalhadas por todo o país. O calendário de vacinação inclui 19 vacinas que combatem mais de 20 doenças, como febre amarela, poliomielite, gripe, sarampo, rubéola, rotavírus, coqueluche, meningite, tuberculose e hepatites.
Para incentivar a vacinação da população brasileira contra doenças, em 2019 a Fundação Oswaldo Cruz lança a campanha #VacinaSim, que tem como slogan Você, sua família e seus sonhos protegidos. Os objetivos são ajudar a reduzir a queda da cobertura vacinal que tem ocorrido no Brasil e combater a expressiva quantidade notícias falsas (fake news) sobre o assunto, que tem levado a um aumento dos movimentos antivacinas. A proposta também é que as pessoas conheçam melhor as vacinas incluídas no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil, criado em 1973 e, atualmente, um dos maiores do mundo.
Sala de Convidados - Vacinação, avanços e desafios: o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil existe há 45 anos (desde 1973) e é considerado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) referência internacional de política pública de saúde.