Unidade voltada para a pesquisa de agravos à saúde prevalentes em Minas Gerais. Berço das Ciências Biológicas no estado, o Insituto René Rachou (IRR) é composto por grupos de pesquisa que desenvolvem projetos em várias áreas da biomedicina – principalmente relacionados às doenças negligenciadas, como Chagas, helmintoses intestinais, esquistossomose, leishmanioses, malária, virologia, além de antropologia da saúde.
A unidade mantém na cidade de Bambuí, a 280 quilômetros de Belo Horizonte, o Posto Avançado de Estudos Emanuel Dias, onde a Fiocruz desenvolveu pesquisas fundamentais para o controle da doença de Chagas. O centro foi originário de Manguinhos, em Belo Horizonte, que desde a sua fundação, em 1907, promoveu o debate científico. Fiel à tradição de importante centro científico, o CPqRR mantém intercâmbio com diversas instituições nacionais e internacionais.
Principais serviços
- Laboratórios que estudam doenças infecciosas e parasitárias como a doença de Chagas, esquistossomose, leishmanioses e malária.
- Serviços de referência em doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose tegumentar, Centro de Referência Nacional e Internacional para Flebotomíneos, Centro de Referência em Capacitação de Flebotomíneos e Competência Vetorial e Centro de Referência em Leishmanioses.
- Pós-graduação em biologia celular e molecular, doenças infecciosas e parasitárias e saúde coletiva.
Endereço
venida Augusto de Lima 1.715, Barro Preto, Belo Horizonte - MG, CEP 30.190-002
Contatos
(31) 3349-7700
www.cpqrr.fiocruz.br
Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados