O serviço tem como objetivo atender à demanda pela identificação específica de moluscos brasileiros do gênero Biomphalaria (caramujo), hospedeiro do parasita Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose mansônica (barriga d'água). Também é realizado exame específico para verificar se esses moluscos estão infectados pelos trematódeo (cercária) Schistosoma mansoni.
O serviço tem como objetivo assessorar diferentes instituições e secretarias de saúde de municípios brasileiros e instituições de pesquisa/ensino em técnicas malacológicas de campo e laboratório.
O objetivo deste serviço é a identificação específica de moluscos de água doce do gênero Biomphalaria, que podem atuar como hospedeiros intermediários do Schistosoma mansoni, parasito causador da esquistossomose mansoni (barriga d'água).
O Laboratório de Malacologia do Instituto Oswaldo Cruz (LABMAL) desenvolve projetos de pesquisa e forma recursos humanos nas áreas de sistemática, taxonomia, genética, biologia da reprodução e outros...
O laboratório realiza diagnóstico da esquistossomose Mansoni em moluscos vetores, utilizando métodos de dissecção de caramujos para identificação de espécies, exposição a luz e técnica de esmagamento, recomendados pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde para o combate à doença.
O LHMM (Laboratório de Helmintologia e Malacologia Médica) elabora o treinamento que objetiva capacitar, na teoria e prática, profissionais e pesquisadores da área de saúde quanto à coleta de moluscos de importância médica no campo. A capacitação oferece conhecimento sobre os locais de possíveis encontros desses moluscos, material ideal para a coleta e as técnicas de embalagem para o transporte.
Para o treinamento em exame parasitológico e identificação morfológica de moluscos Biomphalaria é oferecida a capacitação técnica para coleta e embalagem de moluscos no campo, identificação morfológica e exame parasitológico para verificação de cercarias de Schistosoma mansoni. A identificação morfológica dos moluscos é realizada através de dissecção dos animais e comparação dos caracteres da concha, do...
O objetivo deste serviço é realizar o exame específico para verificar se os moluscos de água doce (caramujos) do gênero Biomphalaria estão infectados por cercárias do trematódeo Schistosoma mansoni, parasito causador da esquistossomose mansoni (barriga d'água).
O Laboratório de Malacologia do Instituto Oswaldo Cruz (LABMAL) desenvolve projetos de pesquisa e forma recursos humanos nas áreas de sistemática, taxonomia, genética, biologia da reprodução e outros aspectos da biologia de...
O serviço realiza diagnóstico de esquistossomose em áreas endêmicas e sob risco de infecção por Schistosoma mansoni, podendo ser solicitado pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen). O Lacen deve fazer a requisição pelo sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) para que esta seja aceita pelo Laboratório de Esquistossomose (LESQ). Com a amostra em mãos junto com o histórico do paciente, é realizado um ensaio que busca por anticorpos ativados contra Shistosoma mansoni no...
O Centro de Referência Nacional no Diagnóstico da Esquistossomose (CRE) elabora o treinamento que objetiva capacitar na teoria e prática, profissionais e estudantes da área de saúde quanto ao ciclo biológico, morfologia e diagnósticos parasitológicos e imunológicos na esquistossomose mansônica.
O Laboratório de Referência em Esquistossomose realiza diagnóstico da Esquistossomose Mansoni voltado para a população. São utilizados métodos kato-katz e Hoffman, Pons e Janer, recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, visando o combate da doença.
O laboratório ministra treinamentos nas áreas de concentração de parasitologia e/ou malacologia voltados para o combate e controle da esquistossomose mansoni nas regiões endêmicas do país, utilizando métodos recomendados pela Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde.