Solicitar diagnóstico ambiental (infecção na fauna de mamíferos) em área de casos e/ou surtos de doença de Chagas - Fiocruz IOC/RJ

Descrição

O Laboratório de Biologia de Tripanosomatídeos (LABTRIP) atua como Laboratório de Referência no diagnóstico da infecção em reservatórios silvestres de Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de Chagas.

Nosso campo de ação envolve: (1) Atuação local na investigação de casos e/ou surtos de doença de Chagas, no sentido de avaliar a participação da fauna silvestre como reservatórios da parasitose; e (2) Diagnóstico parasitológico, sorológico e/ou molecular frente a infecção em mamíferos silvestres e sinantrópicos, potenciais reservatórios dessa parasitose.

As atividades de Referência incluem diagnóstico da infecção; avaliação ambiental e relatório técnico contendo recomendações; e treinamento / capacitações.

As informações geradas no âmbito dessas atividades auxiliam órgãos de vigilância e controle, instituições diversas e esclarecimento diagnósticos.

Metodologias empregadas no diagnóstico: - Diagnóstico Parasitológico através de exames diretos e culturas axênicas - Diagnóstico Sorológico através de Reação de Imunofluorescência Indireta, ELISA e/ou Teste Rápido Imunocromatográfico - Diagnostico molecular através de Reação em Cadeia da Polimerase .