Início do conteúdo

Solicitar a avaliação da resistência de populações de Aedes aegypti, Aedes albopictus, Culex quinquefasciatus aos inseticidas - Fiocruz/PE

Solicitar a avaliação da resistência de populações de Aedes aegypti, Aedes albopictus, Culex quinquefasciatus aos inseticidas - Fiocruz/PE
1
Descrição

O Serviço avalia a mortalidade de populações naturais das espécies supracitadas aos inseticidas empregados para seu controle. Amostras de ovos dos mosquitos são coletadas em campo para o estabelecimento de uma subpopulação, em laboratório. Com as larvas e/ou mosquitos adultos descendentes são realizados bioensaios, com diferentes concentrações do inseticida-referência, a fim de  mensurar a susceptibilidade ou a razão de resistência ao composto, comparada à uma colônia-referência.

Instruções para atendimento
Realizar a solicitação através do GOV.BR
Solicitantes
  • Órgãos e Entidades Públicas
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    Os solicitantes devem ocupar cargo de gestão relacionado ao controle de vetores e/ou outras pragas urbanas em Secretarias de Saúde e/ou outras unidades correlatas das esferas públicas federal, estadual e municipal.
    Os seguintes casos receberão prioridade na prestação do serviço: 
    Instituição pública que estiver passando por episódio de epidemia, surto ou outra situação epidemiológica que requeira atenção especial com relação ao controle de culicídeos vetores.
Etapas do serviço
O requisitante deverá clicar no link “Solicitação Eletrônica - Solicite o serviço”, disponibilizado nesta página, e automaticamente será direcionado para o portal único do Governo Federal, para agendamento do serviço. Na página do serviço, no site do Governo Federal, consta o botão “Iniciar”. Ao clicar neste botão é possível realizar o agendamento do serviço, mediante o preenchimento de um formulário eletrônico. Será gerado de forma automática, um protocolo de atendimento. Guarde esse protocolo para futuras consultas. E lembre-se que campos com (*) são de preenchimento obrigatório. Após o preenchimento e envio do formulário eletrônico, este será recebido pelo responsável do serviço, que analisará a solicitação. O solicitante poderá receber uma notificação automática por e-mail (no endereço de e-mail cadastrado previamente no site do “gov.br”) informando sobre a necessidade de entrar no sistema, para ajustar algum dado fornecido no formulário. Após aprovação da solicitação do serviço, o solicitante também receberá uma notificação automática por e-mail para entrar no sistema e a dar o “aceite final” na prestação do serviço.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Formulário específico do SRCCV
  • Carta ou ofício

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Sistema Informatizado
    Para agendamento do serviço, é necessário o preenchimento e envio do formulário eletrônico disponibilizado no site do Governo Federal. Não são realizados agendamentos por telefone ou e-mail. A solicitação é realizada exclusivamente através do formulário eletrônico.
O solicitante receberá através do formulário eletrônico as instruções para coleta em campo, de ovos da espécie-alvo, Aedes aegypti, Aedes albopictus ou Culex quinquefasciatus, acondicionamento e envio dos mesmos ao SRCCV, via Correios ou entregue em mãos. Após o recebimento e verificação da viabilidade biológica das amostras, a subpopulação da localidade é estabelecida em laboratório para obtenção de larvas e mosquitos adultos das gerações filiais que serão utilizadas nos bioensaios com as substâncias de referência

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Postal
    A amostra pode ser enviada pelos correios.
  • Presencial
    A amostra pode ser entregue diretamente por um portador.
O laudo será disponibilizado por meio eletrônico para o e-mail cadastrado na plataforma utilizada para a solicitação/agendamento deste serviço no site do Governo Federal.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • E-Mail
    O laudo será enviado via e-mail.
Tempo estimado para realizar esse serviço
Em média
180
Dias corridos
Atualizado em: 06/08/2021
Encontre o serviço
Endereço:
Campus UFPE
Avenida Professor Moraes Rego, s/n Cidade Universitária
50740465 Recife , PE
BR
Horário:
segunda-feira - sexta-feira:
8:00 às 17:00
Observação sobre horário de atendimento:
O horário de expediente vai das 8h às 17h, porém o atendimento externo acontece das 9h às 16h, com o intervalo de 12h às 13h para almoço dos funcionários.
Telefone:
8121012646 / 8121012645
Email:
maria.varjal@fiocruz.br
Solicitação eletrônica


Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Voltar ao topoVoltar