Início do conteúdo

Segurança do Paciente 2021: Ideias e Práticas


 

Conheça algumas ideias e práticas promovidas pelas unidades da Fiocruz envolvidas na mobilização em favor do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021, por um parto seguro e respeitoso e pela segurança do paciente neonatal.

Portal de Boas práticas do IFF

Site Nascer no Brasil

 

 

Webinar Proqualis Junho 2021 - Mortalidade por covid-19 na gestação e puerpério.  Rossana Francisco - Faculdade de Medicina da USP. Marcos Nakamura - Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz. Moderação: Silvana Granado (Ensp/Fiocruz)

Webinar Proqualis Agosto 2020 - Assistência segura a gestação, parto e puerpério na COVID-19. Esther Vilela - Médica Obstetra, Pesquisadora associada a Nascer no Brasil | ENSP/Fiocruz. Marcos Nakamura - Médico Obstetra | IFF/Fiocruz. Moderadora Maria de Lourdes Moura (Proqualis/SES-RJ)

Webinar Proqualis Agosto 2018: Parto Seguro. Lenice Gnocchi da Costa Reis, da Escola Nacional de Saúde Pública/ Fiocruz. Moderador Victor Grabois (Proqualis/Ensp /Fiocruz)

Bate papo entre Maria do Carmo Leal (Ensp/Fiocruz) e Maria Elisabeth Lopes Moreira (Fiocruz) sobre Parto Agendado | Proqualis 2016

Publicações Proqualis - Parto e nascimento

Organização Mundial da Saúde - Guia de Implementação da Lista de Verificação da OMS para Partos Seguros: melhorar a qualidade dos partos realizados em unidades de saúde para as mães e os recém-nascidos. [WHO safe childbirth checklist implementation guide: improving the quality of facility-based delivery for mothers and newborns] ISBN 978-92-4-854945-8 © Organização Mundial da Saúde 2017.

Cartilha de mobilização pela redução da morte materna. Fundo de População das Nações Unidas, 2015. 

Aula: Coronavírus e gestação. Instituto Fernandes Figueira/ Fiocruz, 2020. 

Guia de implementação para eventos adversos obstétricos. Institute for Healthcare Improvement (IHI), 2012. 

Resolução Normativa - RN Nº 368, de 6 de Janeiro de 2015. 

Observatório Obstétrico Brasileiro COVID-19.

 

Eventos adversos em maternidades 

Entrevistas com João Batista Castro Lima, crédito ??? e Marcos Augusto Bastos Dias, crédito...

A Rede Cegonha 

Entrevista com Maria Esther Vilela, coordenadora da Saúde das Mulheres no Ministério da Saúde

 Programa Cegonha Carioca, 

Entrevista com Carla Lopes Porto Brasil, Superintendente de Maternidades da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMDC-RJ).

Fator humano no centro obstétrico

Vídeo-aula com Alfredo Guarischi, médico cirurgião voluntário do Comando de Operações da Política Militar do RJ e ex-chefe dos serviços de cirurgia do Inca II e do Hopital Municial Souza Aguiar

Boas práticas na atenção ao parto e ao nascimento

Entrevista com Ricardo Ledo Chaves, médico pediatra e professor assistente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da UFRJ e mestre em Saúde Coletiva

 

Voltar ao topoVoltar