A Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica (RFPC) foi criada em 2012 pela Plataforma de Pesquisa Clínica da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se de um macroprojeto formado por profissionais de pesquisa clínica da Fundação, com o objetivo de fortalecer a colaboração em pesquisa clínica na Fiocruz. Entre 2020 e 2022, foi elaborado um plano de Revitalização da Rede em parceria com o CDTS em que foram definidos os principais elementos estratégicos da RFPC:
PÚBLICO- ALVO
A RFPC tem como público-alvo todos os profissionais que trabalham com pesquisa clínica na Fiocruz, de todas as unidades.
MISSÃO
Promover a interação e a colaboração entre os profissionais da Fiocruz para fortalecer o papel estratégico da pesquisa clínica na instituição.
VISÃO
Ser reconhecida como fórum institucional de análise de situação e prioridades em pesquisa clínica, reforçando a participação da Fiocruz na definição de diretrizes nacionais relacionadas à bioética e à pesquisa envolvendo seres humanos.
VALORES
A RFPC destaca quatro valores essenciais para atender seus objetivos e alcançar melhores resultados:
• Colaboração: trabalhar de forma colaborativa é a chave para fortalecer a capacidade e o alcance da pesquisa clínica institucional, promovendo a multidisciplinaridade, a complementariedade de conhecimentos e práticas, e boas práticas para o desenvolvimento de produtos inovadores para a população brasileira.
• Capacitação: a capacitação técnica-cientifica permite melhorar a qualidade e a incorporação de procedimentos mais eficientes para responder aos desafios de saúde pública, com especial atenção às unidades onde a pesquisa clínica está menos desenvolvida e as demandas de saúde são mais intensas.
• Qualidade: a integridade científica e a aderência aos princípios de boas práticas clínicas, incluindo as diretrizes éticas, são fundamentais para a execução de uma pesquisa responsável e de maior impacto e credibilidade, aumentando o potencial de translação e implementação.
• Inovação: o impacto da pesquisa clínica para a saúde pública depende do aperfeiçoamento e/ou criação de novas ferramentas, processos, procedimentos e intervenções de alta qualidade e de melhor custo-benefício.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
I. Promover maior interação entre os profissionais de pesquisa clínica da Fiocruz
II. Apoiar a expansão da capacidade técnico-científica da comunidade de pesquisa clínica da Fiocruz
III. Fornecer apoio estratégico para colaboração científica em projetos de pesquisa clínica
IV. Promover a participação institucional na definição de diretrizes e políticas públicas relacionadas às pesquisas realizadas em seres humanos.
CONTATO
e-mail: rfpc@fiocruz.br
Se você é profissional de pesquisa clínica e trabalha na Fiocruz ou em algum projeto de pesquisa vinculado à Fiocruz, faça seu credenciamento aqui: https://redcap.link/credenciamento_RFPC
No Portal Fiocruz
Mais Notícias