Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Ética em pesquisa

A pesquisa científica é a base de quase todo o conhecimento humano. Graças a ela vivenciamos o elevado grau de desenvolvimento científico e tecnológico alcançado em nossos dias. No campo da pesquisa em saúde podemos destacar inúmeras conquistas, da descoberta de novas vacinas e medicamentos aos avanços em biotecnologia e genômica.

Sabemos que os impactos das novas descobertas nem sempre são favoráveis ao bem-estar dos seres humanos, de outros seres vivos e do meio-ambiente. Exemplos vivos em nossa memória são a bomba atômica, o uso abusivo de agrotóxicos, ou a tentativa de clonar seres humanos, entre outros. É justamente para tentar evitar resultados deste tipo que a reflexão ética se impõe como necessidade nas instituições ligadas à ciência.

Os Comitês de Ética, como instâncias de controle social, regulam as pesquisas que envolvem seres humanos e animais visando garantir o respeito e a prevenção de danos, além de dedicar a atenção necessária aos projetos que promovam intervenção no meio ambiente. Ciência e ética caminham juntas, em busca do crescente progresso sempre em benefício da humanidade e do planeta.

 

Acesso ao patrimônio genético
Montagem com papagaio, DNA, molusco e outras imagens que fazem referências a organismos vivos

O uso da biodiversidade nativa em pesquisas precisa de autorização e de atenção a uma série de protocolos. Fiocruz participa do conselho que formula procedimentos na área

Comitê de ética
Pesquisador em laboratório

Grupo analisa os aspectos éticos dos projetos experimentais com seres humanos, para garantir o bem-estar dos envolvidos

PenseSUS - A reflexão fortalece essa conquista
Print tela PenseSUS

Acesse conteúdos variados publicados em outros sites e matérias inéditas que analisam a implementação e a trajetória deste sistema

RFPC
Pesquisador escrevendo

Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica

Voltar ao topoVoltar