O Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz tem o objetivo de consolidar uma agenda institucional pelo fortalecimento dos temas étnico-raciais e de gênero na Fundação, colaborando para uma constante atualização e reorientação de suas políticas, bem como de suas ações, seja nas relações de trabalho, seja no atendimento ao público e na produção e popularização do conhecimento.
A promoção da equidade de gênero, da diversidade sexual e das relações étnico-raciais na Fiocruz é prioridade do Comitê, em alinhamento com o posicionamento da instituição em defesa dos direitos humanos e do reconhecimento da pluralidade do povo brasileiro e de suas demandas.
Por duas vezes, em 2010 e em 2015, a Fundação Oswaldo Cruz recebeu o Selo Pró-Equidade da então Secretaria de Políticas Para as Mulheres da Presidência da República. O Selo representa o reconhecimento do trabalho feito pelas organizações no desenvolvimento de novas formas de gestão de pessoas e cultura organizacional para alcançarem a igualdade de gênero e raça no mundo do trabalho.
Em 2018, o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz passou a ser gerido por uma coordenação colegiada, composta atualmente por quatro integrantes. Além disso, é composto por representantes de diferentes unidades e escritórios da instituição, que se reúnem, regularmente, a fim de contribuir para o planejamento e implementação de ações pela valorização da diversidade étnico-racial e de gênero.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail generoeraca@fiocruz.br.
Conheça a composição do Comitê, de acordo com a portaria 326, de 11 de abril de 2024, da Presidência da Fiocruz. A publicação está disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
O evento celebrou também o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela
Ministério das Mulheres promoveu cerimônia de assinatura dos termos de compromisso para participação de empresas e instituições na 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça
O dia 28 de junho foi escolhido para a celebração do orgulho LGBTQIA+ devido à Revolta de Stonewall, em 1969, nos Estados Unidos
O evento fez parte da Agenda Janeiro da Visibilidade Trans na Fiocruz e foi organizado pelo Grupo de Trabalho para Visibilidade Trans do Comitê
Fiocruz realiza em agosto consulta interna sobre sua Política de Equidade Étnico-racial e de Gênero. O documento estará disponível para que as unidades e escritórios possam ler e contribuir no sistema da Intranet Fiocruz
“Não podemos esperar tanto tempo para que passos tímidos sejam dados. Porque quem tem fome, tem pressa; e quem tem vida espera vivê-la plenamente”. Essa foi uma das frases proferidas durante a roda de conversa Trajetórias Negras na Fiocruz, promovida pelo
A Fiocruz, por meio do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça, promove no dia 17 de março, das 10h às 12h, mais uma edição da roda de conversa Trajetórias Negras na Fiocruz.
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, foi realizada na última terça-feira (23/11) a sétima edição da roda de conversa Trajetórias Negras na Fiocruz.
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de seu Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça, promove no dia 23 de novembro, das 10h às 12h, o evento on-line Trajetórias Negras na Fiocruz.
O encontro virtual Mulheres negras no enfrentamento da pandemia da Covid-19 reuniu profissionais da saúde e militantes do movimento negro no dia 27 de julho para marcar a importância da conscientização acerca do racismo como um determinante social.