Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Quem precisa se vacinar contra o sarampo?

Quem precisa se vacinar contra o sarampo?

05/09/2019
Compartilhar:

Todas as pessoas entre 1 e 49 anos que não tenham o registro da vacina contra o sarampo em sua Caderneta de Vacinação devem ser vacinadas. Há uma preocupação especial com as crianças, que são o grupo de maior risco em adquirir a doença. É recomendado que seja seguido o calendário orientado pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (Tríplice Viral) e outra aos 15 meses de idade (Tetra Viral). 


Quem não tomou a vacina quando criança, até os 29 anos, deve receber duas doses da Tríplice Viral ou Tetra Viral. Dos 30 aos 49 anos, é recomendada uma dose única da Tríplice Viral ou Tetra Viral.

 

Desde 31/7/2019, o Ministério da Saúde passou a recomendar, ainda, que crianças de 6 meses a menores de 1 ano de idade que residam em municípios que apresentam surto ativo de sarampo ou que vão se deslocar para lá devem receber a vacina pelo menos 15 dias antes da data da viagem. Essa dose extra não substitui as doses previstas no calendário vacinal aos 12 e 15 meses. A lista dos municípios com surto ativo de sarampo deve ser consultada no site do Ministério da Saúde, onde é atualizada semanalmente.

 

Fonte: Instituto Fernandes Figueira (IFF / Fiocruz)

Perguntas relacionadas

Voltar ao topoVoltar