Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VideoSaúde: Programação de março destaca saúde indígena


03/03/2023

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Devido ao enfrentamento da crise humanitária e sanitária por causa do garimpo ilegal no território Yanomami, a VideoSaúde apresenta, na primeira semana do mês, a animação Amazônia sem garimpo, que reflete os impactos do garimpo na saúde e a contaminação de mercúrio na população indígena da região. Acompanhe, também, Bem Viver na perspectiva dos povos indígenas e quilombolas, mostrando o sentimento sobre a preservação da cultura e tradição indígena.   

Ao longo de março, outras temáticas na área da saúde em: Um parasita chega às metrópoles, trazendo a preocupação com a migração da leishmaniose visceral nas regiões rurais para as urbanas; uma conversa com parteira tradicional, Dona Prazeres, em Simbiose, na versão em acessibilidade em Libras; Alienado, uma ficção que mostra um técnico de laboratório contando sua rotina e história de trabalho; o impacto da má alimentação e excesso de peso entre crianças e adolescentes em Saúde dos adolescentes; a trajetória do sangue entre o doador e quem recebe no vídeo Caminhos do sangue e Escutas, grupoterapia, um filme do IdeiaSUS sobre o trabalho da equipe da Clínica da Família Augusto Boal onde usuários falam de crises de ansiedade, medos e aprendizados.   

Na última terça-feira do mês, o Programa VideoSaúde Especial transmitirá o longa-metragem Saúde! Velho Chico. Utilizando fotografias da expedição de Adolfo Lutz e Astrogildo Machado, que foram à região do Rio São Francisco para investigar as condições de saúde, retrata a mudança ambiental e reflexos na vida dos habitantes do território.   

O Programa VideoSaúde vai ao ar às segundas-feiras com reprises durante a semana sempre no Canal Saúde. Confira a programação abaixo.  

06/03, segunda-feira, 22h30 - “Bem Viver” na Perspectiva dos Povos Indígenas e Quilombolas | Amazônia sem garimpo | Um parasita chega às metrópoles  
“Bem Viver” na Perspectiva dos Povos Indígenas e Quilombolas  
Desabafo sobre o que é “bem viver” com saúde para o povo indígena: um pedido de socorro para a preservação de sua cultura e tradições, para continuarem existindo em seus territórios.    
  
Amazônia sem garimpo  
Esta animação é parte integrante do projeto de pesquisa “Impactos do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia: uma abordagem integrada saúde e ambiente”.    
  
Um parasita chega às metrópoles
O documentário traz a crescente preocupação com a migração da leishmaniose visceral das regiões rurais para as urbanas. A doença, de difícil diagnóstico, é causada por um protozoário, e as altas temperaturas tem facilitado o avanço rumo aos centros urbanos.  

Reprises: 
08/03, quarta, às 22h30  
10/03, sexta, às 22h30  
12/03, domingo, às 21h30  

13/03, segunda-feira, 22h30 - Simbiose | Libras  

Uma conversa com Maria dos Prazeres de Souza, conhecida como Dona Prazeres, parteira tradicional, cuja trajetória é uma “simbiose" entre o saber tradicional e o contemporâneo, entre o popular e o biomédico, entre mundos e realidades contrastantes, mantendo uma constante incorporação e construção de saberes.  

Reprises: 
15/03, quarta, às 22h30  
17/03, sexta, às 22h30  
19/03, domingo, às 21h30  

  
20/03, segunda-feira, 22h30 - Alienado | A saúde dos adolescentes | Caminhos do sangue   

Alienado  

Abel Venâncio, um técnico de laboratório, conta sua história e sua rotina de trabalho. Enquanto apresenta sua vida, são apresentadas também as condições precárias de trabalho e como sua rotina familiar e pessoal são afetadas sem que ele perceba.  
  
A saúde dos adolescentes

No Brasil, uma em cada quatro crianças são obesas. As pesquisadoras Elizabeth Fujimori, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP), Maria Paula de Albuquerque e Analydia Sawaya, do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), discutem o impacto da má alimentação e excesso de peso na saúde de crianças e adolescentes, que registram níveis elevados de hipertensão, colesterol total e sedentarismo, antes encontrados apenas em adultos.  
  
Caminhos do sangue    

O documentário “Caminhos de sangue”, produzido em parceria com o Serviço de Hemoterapia Herbert de Souza do Hospital Universitário Pedro Ernesto, relata os caminhos que o sangue doado percorre até alcançar o doador.  
  
Reprises: 
22/03, quarta, às 22h30  
24/03, sexta, às 22h30  
26/03, domingo, às 21h30    

27/03, segunda-feira, 22h30 - Escutas, grupoterapia | IdeiaSUS | Rio de Janeiro-RJ  

Numa comunidade especialmente atingida e fragilizada pela violência, pelas dificuldades da vida e por problemas de saúde, usuários e equipe da Clínica da Família Augusto Boal abrem suas vidas e ofícios para falar de resiliência, crises de ansiedade, medos, aprendizados. Revelando diferentes desafios para o SUS, também, apontam a importância da resistência, do acolhimento e de práticas inovadoras numa unidade básica de saúde.  
   
Reprises: 
29/03, quarta, às 22h30  
31/03, sexta, às 22h30  
02/04, domingo, às 21h30  

   
28/03, terça-feira, 23h - Programa VideoSaúde Especial - Saúde! Velho Chico  

Em 1912, os cientistas Adolpho Lutz e Astrogildo Machado realizaram uma expedição ao Rio São Francisco para investigar as condições de saúde da região. Utilizando as fotografias desta expedição, pesquisadores da Fiocruz voltaram ao Velho Chico para documentar as mudanças ambientais e seus reflexos na vida dos habitantes.  
  
Reprise:    
30/03, quinta-feira, às 23h 

 

  

 

Voltar ao topoVoltar