Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VideoSaúde divulga programação de janeiro

Senhor conversando com crianças

05/01/2021

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Um novo ano se inicia e com ele se renovam as esperanças de mais saúde para a população. Com este sentimento, o Programa VideoSaúde exibe neste primeiro mês do ano uma homenagem ao Dia Nacional da Parteira Tradicional (20/01) e ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase (31/01). A programação também traz ações, projetos e medidas continuamente tomadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O Programa VideoSaúde vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, no Canal Saúde. 

04/01 Cientista no carona: a bióloga percussionista, Rafaela Bruno - Episódio 01
Neste episódio da websérie ‘Cientista no carona’, a bióloga, percussionista e professora Rafaela Vieira Bruno mostra que além das pesquisas também manda muito bem no repique.

Reprises:
06/01, quarta, às 22h30
08/01, sexta, às 22h30
10/01, domingo, às 21h30

11/01 O isolamento e as crianças | O monitoramento do esgoto sanitário no combate à Covid-19 | DOC de domingo, Felipe dos Santos - Episódio 04  

‘Coronavírus - O isolamento e as crianças’
A TV Unicamp entrevista a educadora e pesquisadora Nana Haddad, que dá dicas sobre a quantidade de tempo que as crianças devem passar na internet e sobre a questão dos exercícios para casa neste período em que a sala de aula também é em casa. A pesquisadora também ressalta a necessidade de diálogo com as crianças, para poder contar com elas nesse momento difícil para todos.

‘O monitoramento do esgoto sanitário no combate à Covid-19’
A equipe do projeto Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversa com Ricardo Franci, engenheiro e professor da Universidade Federal do Espírito Santo, sobre o monitoramento da presença do novo coronavírus em amostras do sistema sanitário. O pesquisador explica como o esgoto pode ajudar a acompanhar a evolução do número de casos positivos para Covid-19, incluindo assintomáticos e subnotificados no sistema de saúde. 

‘DOC de domingo, Felipe dos Santos - Episódio 04’
Em tempos de reclusão social, o pedido é: quem puder, fique em casa. Mas quem não pode ficar em casa? Quais são seus medos, como mudaram suas rotinas e quais são suas projeções de futuro em tempos de Covid-19?

Reprises:
13/01, quarta, às 22h30
15/01, sexta, às 22h30
17/01, domingo, às 21h30

18/01 Simbiose
Uma conversa com a parteira Maria dos Prazeres de Souza, conhecida como Dona Prazeres, cuja trajetória é uma “simbiose" entre o conhecimento tradicional e o contemporâneo, entre o popular e o biomédico, entre mundos e realidades contrastantes, mas mantendo uma constante incorporação e construção de saberes.

Reprises:
20/01, quarta, às 22h30
22/01, sexta, às 22h30
24/01, domingo, às 21h30

26/01 <Programa VideoSaúde Especial> Saúde e Economia: programa Richarlls Martins| Seu computador pode ajudar na pesquisa da Covid-19 | Exploração do meio ambiente e pandemia 

‘A cidade’
Em 1940, portadores do Mal de Hansen (hanseníase) foram isolados, compulsoriamente, até os anos 70, numa pequena cidade do Rio Grande do Sul, que viria a se tornar a Colônia de Itapuã. O Hospital de Itapuã já atendeu 1.454 pessoas e até 2012 ainda viviam lá 35 moradores, todos com mais de 60 anos. São alguns deles que apresentam o lugar e suas histórias. 

Reprises:
27/01, quarta, às 22h30
29/01, sexta, às 22h30
31/01, domingo, às 21h

‘Saúde e Economia - programa Richarlls Martins’
Carlos Alberto Medeiros entrevista Richarlls Martins, mestre e professor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos/NEPPDDH-UFRJ. Doutorando em Saúde Coletiva pelo PPGSCM/IFF/Fiocruz, Richarlls fala sobre os efeitos da Covid-19 sob os pontos de vista da saúde, economia e psicológico, em especial da comunidade negra.

‘Seu computador pode ajudar na pesquisa da Covid-19’
Neste episódio da série ‘Direto na Fonte’, da TV Unicamp, o professor Benilton de Sá Carvalho, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, explica como funciona o projeto Folding@home e como ele está voltado, neste momento, às investigações em torno da Covid-19.

‘Exploração do meio ambiente e pandemia’
“A gente praticamente não tem mais regiões inexploradas no globo", afirma o professor Mathias Pires, do Instituto de Biologia da Unicamp. Este episódio do programa “Direto na Fonte” fala da interação entre espécies, ecologia e sobre a regulação da natureza e aponta a pandemia de coronavírus como uma das consequências da forma como os seres humanos têm se relacionado com o ambiente.

Reprise:
28/01, quinta-feira, 23h    

Voltar ao topoVoltar