Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz em 2020: 18 lançamentos e ampliação de e-books em acesso aberto

Editora Fiocruz em 2020

28/12/2020

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

Em um ano repleto de desafios causados pela pandemia de Covid-19, a Editora Fiocruz manteve, em consonância com as muitas respostas da Fiocruz à emergência sanitária, sua principal missão: difundir e ampliar o acesso ao conhecimento científico nas diversas áreas da saúde. Foram 18 publicações ao longo de 2020, incluindo quatro coedições, três coletâneas, uma reedição e uma tradução. 

O ano também apresentou uma novidade, que confirma a vocação da Editora para favorecer o acesso do público a obras acadêmicas: foi a primeira vez que todos os lançamentos foram também disponibilizados em formato digital. Os e-books foram publicados na rede SciELO Livros, que, além de obras em acesso aberto, oferece títulos comerciais da Editora com valores mais acessíveis.  

As obras que fizeram parte dos lançamentos de 2020 englobam temáticas variadas e transitam por diferentes seções do catálogo. Entre as coleções da Editora, a que teve o maior número de novos títulos no ano foi História e Saúde, com quatro livros. Temas em Saúde, com os dois últimos lançamentos de 2020, veio em seguida. Coleção mais recente da Editora Fiocruz, a Fazer Saúde foi representada com uma obra. Os volumes publicados ao longo do ano levaram aos leitores os mais diversos debates e atualidades sobre questões fundamentais de saúde pública, saúde coletiva e áreas correlatas. Destaque para temas como saúde mental; história da saúde; educação; políticas públicas; divulgação científica; comunicação e saúde e, é claro, a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). 

▶️ Acesse a Editora Fiocruz no YouTube e confira os vídeos dos lançamentos

Entre os assuntos, não poderiam faltar também as consequências da pandemia. Foi nesse contexto que o Observatório Covid-19 Fiocruz lançou, em parceria com a Editora, o livro eletrônico Diplomacia da Saúde e Covid-19: reflexões a meio caminho, coletânea organizada por Paulo Buss e Luiz Eduardo Fonseca, coordenadores do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz. Disponibilizado para download gratuito no SciELO Livros (que apoia a iniciativa), o e-book foi o primeiro de cinco obras da série Informação para Ação na Covid-19, com temas relacionados à emergência global do novo coronavírus. Os próximos quatro títulos têm previsão de lançamento ao longo de 2021, todos em acesso aberto, com abordagens de questões como cenários epidemiológicos e vigilância em saúde; políticas e gestão dos serviços sistemas de saúde; saúde dos trabalhadores e impactos sociais da pandemia.  

Livros oriundos de pesquisas premiadas
Um dos destaques do ano foi o grande número de lançamentos de livros monográficos, oriundos de teses e dissertações nas áreas de saúde e políticas públicas. Desenvolvidas por autoras e autores de diferentes instituições de ensino, muitas das pesquisas que resultaram em publicações da Editora em 2020 conquistaram importantes prêmios acadêmicos. Foi o caso de Entre o Brasil e os Estados Unidos (coedição com a Editora PUC-Rio); Política de Controle do Tabaco no Brasil e Mania de Liberdade, títulos que são um desdobramento de pesquisas vencedoras do Prêmio Capes de Tese nos anos 2017, 2018 e 2019, respectivamente. 

A tese que gerou Entre o Brasil e os Estados Unidos também conquistou o prêmio da Comissão Fulbright Brasil, assim como o estudo – premiado em 2019 – que deu origem a Em Busca da Comunidade. Em 2017, a pesquisa de O Feroz Mosquito Africano no Brasil conquistou o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, na categoria Ciências Humanas e Sociais. A mesma premiação concedeu, em 2020, menção honrosa para a tese que serviu de base para Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo, coedição com a Fino Traço Editora. 

Primeiros lançamentos das chamadas públicas de 2019
No ano passado, a Editora Fiocruz lançou duas chamadas públicas para encerrar o ciclo de comemorações de seus 25 anos. As convocatórias englobaram um edital para livros autorais – que resultou em seis obras selecionadas – e um edital para a coleção Temas em Saúde, que aprovou 33 propostas.
 
Das obras autorais, cinco já foram lançadas em 2020: A Constituição da Assistência Social como um Campo de Política Pública no Brasil; Em Busca da Comunidade; Mania de Liberdade; Psiquiatria e Política e Trabalho, Saúde e Adoecimento Mental. Já entre os títulos de Temas em Saúde, dois livros (Manual de Sobrevivência para Divulgar Ciência e Saúde e Representações Midiáticas da Saúde) foram publicados simultaneamente, em dezembro. 

Eventos em 2020: circulação on-line e importância da Livraria Virtual
Uma das marcas da Editora Fiocruz sempre foi a ativa participação em congressos, seminários e encontros acadêmicos relacionados às áreas da saúde. Este ano, com a suspensão de eventos presenciais devido à pandemia, a Editora se reinventou e fez com que seus livros tivessem forte circulação nos meios on-line

A Livraria Virtual da Editora Fiocruz teve papel fundamental neste processo. Além da já tradicional comercialização de títulos por meio do site (livrariaeditorafiocruz.com.br), as diversas participações da Editora em eventos e feiras literárias virtuais tiveram a Livraria como principal plataforma na ponte entre leitores e livros.
 
As parcerias com a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) estiveram entre os destaques. A Editora Fiocruz participou da 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, promovida pela instituição em julho, além de outras feiras de livros com temáticas específicas, como saúde pública, cultura e comunicação. Em novembro, a Editora participou também da Festa Virtual do Livro da Universidade de São Paulo (USP). Todos os eventos on-line foram marcados por descontos, favorecendo o acesso do público aos livros e ao conhecimento científico.

Realizada pela Editora no mês de julho, a roda de conversa on-line Tabagismo em Tempos de Pandemia marcou o primeiro lançamento do ano: o livro Política de Controle do Tabaco no Brasil. Transmitido pelo canal oficial da Fiocruz no YouTube, o debate integrou a agenda cultural da 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, e reuniu especialistas de instituições como Ensp/Fiocruz, Instituto Nacional de Câncer (Inca), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). 

Reconhecimento e premiação
A Editora Fiocruz conquistou ainda um importante reconhecimento para as editoras universitárias do país. O livro Formulário Médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba foi o grande vencedor do 6º Prêmio Abeu na categoria Ciências da Vida.
 
Lançado em 2019, como parte do selo especial Clássicos & Fontes da coleção História e Saúde, o volume foi organizada pelos pesquisadores Heloisa Meireles Gesteira, João Eurípedes Franklin Leal e Maria Claudia Santiago, chefe da Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos do Icict/Fiocruz. A vitória foi anunciada em cerimônia virtual apresentada no dia 26 de novembro, com transmissão pelo canal da Associação Brasileira das Editoras Universitárias no YouTube.  Ao premiar o livro, a organização ressaltou que o cuidado com a memória enriquece e fortalece a ciência do Brasil.

SNCT 2020: reedição de livro e rodas de conversa
Outro importante evento do calendário acadêmico-científico do país foi realizado em formato virtual: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2020 na Fiocruz reuniu atividades para os mais diferentes gostos: palestras, bate-papos, apresentações e entrevistas estiveram entre as iniciativas que reuniram público, estudantes, cientistas e pesquisadores. A Editora Fiocruz, que sempre marca presença no evento com debates ligados a seus livros, não ficou de fora: foram duas rodas de conversa com autores, além do lançamento da reedição do livro Manguinhos do Sonho à Vida: a ciência na Belle Époque.
   
Coordenado e redigido pelo historiador Jaime Benchimol, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), o volume é uma reimpressão comemorativa dos 120 anos da Fiocruz, completados em maio de 2020. O autor e o editor executivo da Editora, João Canossa, participaram da sessão especial de abertura da SNCT 2020, e apresentaram o lançamento da obra, que recebeu um novo tratamento visual. A cerimônia virtual foi transmitida ao vivo pelo canal da Fiocruz no YouTube.

Além do lançamento, as rodas de conversa "Jogos e Saúde" e “História e Pandemia” reuniram autoras e autores da Editora Fiocruz para conversas sobre ciência, pesquisa, saúde e emergências sanitárias a partir de livros do nosso catálogo. A primeira teve como base O Jogo como Prática de Saúde (2018); a segunda foi uma celebração da coleção História e Saúde, que já contempla 45 títulos publicados.

Reimpressões: seis clássicos do catálogo
Outro destaque da Editora foram as reimpressões de 2020, que priorizaram títulos com alta demanda por parte do público e preços acessíveis. São clássicos do catálogo, incluindo três livros da coleção Temas em Saúde (O Que É o SUS; Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde; Bioética para Profissionais da Saúde), um da coleção Antropologia e Saúde (A Medicalização do Corpo Feminino), uma obra sobre saúde mental (Loucos pela Vida: a trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil), além de Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências

Parceria com SciELO Livros: ampliação do catálogo digital  
A parceria com a rede SciELO Livros foi ampliada de forma ainda mais intensa ao longo de 2020. O fato de todos os lançamentos do ano terem passado a integrar a extensa lista de volumes e coletâneas da Editora Fiocruz na biblioteca on-line fez com que o catálogo disponível na plataforma se tornasse ainda mais diversificado. Diante das transformações sociais causadas pela pandemia e em meio a um contexto de maior distanciamento físico e reconfiguração no mercado de livrarias, a iniciativa possibilita uma maior participação da Editora Fiocruz no formato digital de amplo acesso. 
  
A Editora finaliza o ano com 332 obras depositadas no SciELO Livros, sendo que 212 estão em acesso livre para download gratuito. Os demais 120 e-books estão disponíveis para aquisição com média de 40% de desconto em relação ao valor dos exemplares impressos. 

Durante o ano, cerca de 30 títulos da Editora Fiocruz foram incorporados à plataforma, que tem a previsão de, ao longo de 2021, incluir diversos outros volumes para acesso livre. A Editora Fiocruz é a primeira colocada no número de acessos da rede: são mais de 47,7 milhões de downloads dos nossos títulos no SciELO Livros. 

➡️ Acesse o catálogo da Editora Fiocruz na rede SciELO Livros

Reunião do Conselho Editorial: conquistas e desafios
Os números e as ações da Editora Fiocruz ao longo de 2020 foram apresentados durante a 45ª Reunião do Conselho Editorial. O encontro, promovido periodicamente, reúne corpo executivo, editores científicos e membros do Conselho Editorial para debater as principais iniciativas e conquistas, além de identificar os desafios que continuarão a permear as atividades da Editora em 2021. 

A reunião virtual foi realizada no dia 11 de novembro, e contou com a participação de Cristiani Vieira Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz. Na abertura, antes de apresentar o balanço e o panorama da Editora em 2020, o editor executivo João Canossa exibiu um vídeo com a gravação de Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, em depoimento especial ao Conselho Editorial. 

Nísia destacou o sucesso das atividades da Editora Fiocruz em prol da difusão do conhecimento científico, incluindo a ampliação da oferta de títulos em acesso aberto. “As ações da Editora vêm dando cada vez mais um espaço significativo para o recurso da comunicação em ciência, da divulgação científica e do livro acadêmico de qualidade e relevância para o SUS e para os valores de cidadania, além de completar uma visão ampla de saúde interdisciplinar como temos defendido, ao longo dos anos, na Fiocruz”, ressaltou a presidente.

➡️ Acesse a lista de lançamentos e reimpressões da Editora Fiocruz em 2020

Voltar ao topoVoltar