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'Trabalho, Educação e Saúde' apresenta balanço de conteúdo publicado em 2021


20/10/2021

Paulo Guanaes (EPSJV/Fiocruz)

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Com o objetivo de iluminar o conteúdo publicado de janeiro a setembro deste ano, a Trabalho, Educação e Saúde (TES), revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), apresenta para os leitores um balanço dos artigos, ensaios, editorial e nota de conjuntura no volume 19, a maioria deles relacionada ao flagelo da Covid-19. O acesso a publicação é livre e irrestrito

No Editorial, Ludmila Costhek Abílio, do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp, discorre sobre a informalidade e a transformação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Para ela, hoje não estamos em um mundo pós-CLT, a questão é bem mais complexa. Ludmila sinaliza que as novas regulações eliminam direitos e garantias historicamente conquistados, promovem e legalizam a transferência de riscos e custos para os trabalhadores, em um novo tipo de ‘informalização’ do trabalho, que ela define como uberização. 

Em Notas de Conjuntura, seção inaugurada em 2020 com textos orbitando sobre a pandemia da Covid-19, Sara Granemann discute como a crise econômica conjugou-se à pandemia para construir soluções lucrativas aos grandes capitais, mediante o aprofundamento do programa de ajuste, por meio de privatizações de estatais e de rebaixamento dos direitos e do valor da força de trabalho. 

Na seção Artigos, Diego O. Souza traz pesquisa sobre a precarização do trabalho, que foi agravada com a emergência da pandemia de Covid-19. Reginaldo Ghiraldelli aborda os sentidos da crise capitalista intensificada com a emergência da pandemia do coronavírus e os efeitos devastadores para a economia mundial e para o mercado de trabalho brasileiro. Michelle Fernandez et al. alertam para os desafios da Atenção Primária à Saúde, analisando o trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia, enquanto Gabriel T. Depolli et al. debatem sobre a ansiedade e a depressão em profissionais que atendem presencial e remotamente. Em plena pandemia, Paloma S. Pinho et al. descreveram as características do trabalho remoto docente, a situação de saúde mental e a qualidade do sono na pandemia Covid-19 de 1.444 professores da Bahia. Mariá L. Sampaio e José P.B. Jr. traçam uma trajetória da saúde mental no Brasil. 

Em Pesquisa Teórica, Mariléia M. Silva et al. trata do apelo ao uso das tecnologias e educação em Educação a Distância. As disparidades e heterogeneidades das medidas adotadas por municípios brasileiros no enfrentamento da crise pandêmica são analisadas por Lizandro Lui et al. Em uma pesquisa documental, Débora S. Lula-Barros e Hylane L. Damascena discutem as propostas de reorganização da assistência farmacêutica durante a pandemia da Covid-19.  

A TES apresentou até agora quatro ensaios. Kátia R. Souza et al. debatem o trabalho remoto, a saúde docente e a greve virtual em cenário de pandemia, enquanto Ligia Giovanella et al. questionam se a Atenção Primária à Saúde integral é parte da resposta à pandemia de Covid-19 na América Latina. Ari F. Maia e Osvaldo G. Jr. alertam para o perigo do retorno da lógica manicomial e Ana Paula M. Morel problematiza as expressões do negacionismo da pandemia da Covid-19 no Brasil.

Desde agosto deste ano, a Trabalho, Educação e Saúde voltou a receber submissões de artigos sobre todas as suas áreas temáticas.  

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