Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Simpósio Ciência, Arte e Cidadania recebe o maestro e violinista Fabio Zanon


28/08/2018

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)*

Compartilhar:

Iniciativa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o Simpósio Ciência, Arte e Cidadania chega à 10ª edição com uma programação repleta de atividades culturais, debates, oficinas e palestras com profissionais que atuam na interface entre ciência e arte. Pela primeira vez, os encontros serão realizados ao longo de todo o ano e em diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro, incluindo municípios da Região Metropolitana, Duque de Caxias, Nilópolis e Mangaratiba, além dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. A participação é gratuita.

No dia 31/08, o Centro de Estudos do IOC recebe o maestro e violinista Fabio Zanon para a palestra A arte de ouvir música clássica. Os comentários serão realizados pelo dermatologista Manoel Paes Oliveira Neto do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). O encontro acontece às 10h, no auditório do Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4.365, RJ).

A programação prevê, ainda, a realização de oficinas, mesas-redondas, atividades integradas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018) e a expedição itinerante CienciArte com Dendê na pista: Matraca e sua trupe, liderada pelo artista e pesquisador Marcus Matraca, colaborador do mesmo Laboratório.

Confira a programação

Agosto
Dia 31, às 10h
'A arte de ouvir música clássica' | Centro de Estudos do IOC
Local: Auditório do Pavilhão Arthur Neiva, campus Fiocruz (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ)

Setembro
Dia 21, das 15h às 18h
CienciArte e educação inclusiva
Local: Instituto de Educação do RJ – ISERJ (R. Mariz e Barros, 273, Tijuca – Rio de Janeiro/RJ)

Outubro
Dia 19, das 10h às 17h
CienciArte para redução das Desigualdades
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018)
Local: Museu da Ciência e Vida/Fundação Cecierj (R. Ailton Costa, S/N, Jardim 25 de agosto – Duque de Caxias/RJ)

Novembro
Dia 24, das 14h às 18h
CienciArte e Cidadania
Local: Espaço Ciência Viva (Av. Heitor Beltrão, 321, Tijuca – Rio de Janeiro/RJ)

Dia 29, das 9h às 12h
Criando empatia com CienciArte
Local: IFRJ (R. Cel. Délio Menezes Porto, 1.045, Centro – Nilópolis/RJ)

Dezembro
Dias 07 e 08, das 10h às 18h
10º Simpósio Ciência, Arte e Cidadania: Síntese
Local: Casa da Ciência (R. Lauro Muller, 3, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ)

Sobre a iniciativa

O planejamento da 10ª edição do Simpósio Ciência, Arte e Cidadania teve início ainda em 2017, a partir da jornada preparatória, que contou com a participação do pesquisador John Talasek, diretor de Programas Culturais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. A realização desta edição especial visa a captação de recursos de agências de fomento à pesquisa, ensino e extensão, e o estímulo à colaboração de parceiros na composição das atividades. A edição celebra, ainda, os 20 anos da linha de pesquisa transdisciplinar de CienciArte no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC. Outra novidade é a parceria internacional com a rede de eventos do periódico ‘Leonardo’, chamada LASER Talks (Leonardo Art Science Evening Rendez-vous). O 10º Simpósio inaugura as atividades do ‘LASER Rio’.

Participam da organização o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC, as universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal Fluminense (UFF) e do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Espaço Ciência Viva, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro). A iniciativa conta com o apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do IOC, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), da Escola Parque e da Escola Nova.

O conjunto de atividades teve início com o evento Falamos de Chagas com CienciArte, realizado no dia 12/04, em alusão ao Dia Mundial da Pessoa Afetada pela Doença de Chagas, celebrado em 14 de abril.

* Edição: Raquel Aguiar e Vinicius Ferreira

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar