Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

RedEscola comemora 10 anos com encontro nacional e homenagens


24/08/2018

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

Com o propósito de enfrentar desafios comuns e alcançar objetivos coletivos, foi criada a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), que completa dez anos de existência em 2018. Para celebrar a data, será realizado, de 3 a 5 de setembro, o Encontro Nacional da RedEscola, que reunirá, na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), os integrantes da rede em torno de debates sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, educação interprofissional e a construção de uma agenda estratégica de sustentabilidade. Além disso, haverá uma homenagem em reconhecimento aos que compõem a RedEscola. As atividades acontecerão no âmbito do aniversário de 64 anos da Ensp.
 
Atualmente, a RedEscola é composta de 49 instituições, distribuídas em todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Segundo a vice-diretora de Escola de Governo em Saúde Pública e coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da RedEscola, Rosa Souza, a iniciativa nasceu em um contexto de solidariedade, inclusão e respeito à diversidade, e sua essência tem base num conjunto de visões, experiências, sentimentos, trocas de saberes e práticas.
 
Idealizada em 2008, a RedEscola, então denominada Rede de Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública/Coletiva, englobava 18 instituições formadoras. Seu crescimento exigiu também uma atualização no que diz respeito aos métodos de trabalho em rede e o seu reposicionamento para atender às demandas e desafios enfrentados. A estrutura de governança da RedEscola é composta de uma Secretaria Técnica Executiva (STE), sediada na ENSP, um Grupo de Condução e um Conselho Consultivo, formado por órgãos ligados ao Ministério da Saúde, Conass, Conasems, Opas e Conselho Nacional de Saúde (CNS).
 
Confira a programação do Encontro Nacional 2018 da Rede Brasileira das Escolas de Saúde Pública.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar