Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminários celebram os 118 anos da Biblioteca de Manguinhos

Biblioteca de Manguinhos

31/07/2018

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

A Biblioteca de Manguinhos completa, em agosto, 118 anos de atividades voltadas para a preservação e disseminação do amplo acervo em saúde, fundado pelo cientista e sanitarista Oswaldo Cruz, patrono da Fiocruz. Uma programação de seminários científicos irá celebrar a marca, com início no dia 6 de agosto, na Biblioteca de Manguinhos.

A primeira atividade será o seminário 118 anos da Biblioteca de Manguinhos, na segunda-feira, 6 de agosto, a partir das 9h. Com o tema Do Barracão ao Castelo, uma das palestras irá descrever parte da história do acervo, relembrando também o centenário do Castelo Mourisco, celebrado esse ano.

Também participam do evento palestrantes de outras instituições de referência no campo da informação.  “A ideia é discutir a diversidade de tipos de acervo, focando em acervos digitais”, explica Fatima Duarte, chefe da Biblioteca de Manguinhos.
O palestrante Aquiles Brayner, da British Library, realizará palestra sobre o modelo de crowdsourcing na construção e enriquecimento de acervos, e Ângela Bettencourt, da plataforma BNDigital (Biblioteca Nacional), irá apresentar a evolução dos modelos de preservação e acesso no serviço.

Nos dias 7 e 8 de agosto, o Icict sedia o 1º Encontro de Segurança de Acervos Culturais. Nesse período, a Biblioteca também terá exposição, lançamentos e atividades técnico-científicas da Editora Fiocruz. Os eventos são gratuitos, com vagas limitadas. Certificados de participação serão emitidos mediante cadastro online.

Seminário: 118 anos da Biblioteca de Manguinhos
Data: Segunda, 6 de agosto
Horário: 9h
Local: Salão da Biblioteca de Manguinhos
Avenida Brasil, 4.365 – Pavilhão Haity Moussatché – Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ
Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br

1º Encontro de Segurança de Acervos Culturais
Datas: Terça (7 de agosto), às 8h30 e
quarta-feira (8 de agosto), às 9h (vide programação)
Local: Salão da Biblioteca de Manguinhos
Avenida Brasil, 4.365 – Pavilhão Haity Moussatché – Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ
Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br

 

 

Voltar ao topoVoltar