Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário vai debater a agenda da saúde global 2022-23


03/05/2022

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

O evento Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde desta semana, promovido pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) vai debater os desdobramentos da 75ª Assembleia Mundial da Saúde, contando com a participação de representantes da OMS e da sociedade civil. O webinar Agenda da saúde global 2022-2023 ocorrerá nesta quarta-feira (4/5), às 9h, com transmissão em português, inglês e espanhol.

De acordo com o mediador do evento, Luiz Augusto Galvão, pesquisador sênior do Cris/Fiocruz e membro da Estratégia Fiocruz sobre a Agenda 2030 (EFA 2030), os painelistas convidados vão analisar os temas estratégicos que estão na pauta da saúde global, “como o tratado sobre pandemia, a produção local de insumos, a retomada das questões prioritárias como o ambiente, doenças negligenciadas, doenças crônicas não transmissíveis e outras”.

Entre os painelistas estará o assessor especial do diretor-geral da OM, Peter Singer, que lidera o processo da Assembleia Mundial da Saúde e vai apresentar os principais temas do programa da 75ª Assembleia Mundial da Saúde. Ele também tratará de outras questões relevantes durante o período 2022-2023 e o 13º Plano Geral de Trabalho da OMS.

Além dele, o seminário contará com dois integrantes do Comitê Executivo da OMS: a diretora nacional de Relações Internacionais do Ministério da Saúde da Argentina, Carla Moretti, e o diretor-geral da Administração do Sistema de Saúde de Guiné-Bissau, Mamadu Balde. Segundo Galvão, eles vão apresentar a visão dos países a Agenda Global de Saúde, como prioridades, oportunidades, desafios e limitações, e o que os países da Região Latino-Americana e do Caribe e da África planejam fazer durante a assembleia.

O seminário terá ainda a participação de dois representantes da sociedade civil, o copresidente do Geneva Global Health Hub - G2H2, Nicoletta Dentico, e o vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e presidente da Federação Mundial das Associações de Saúde Pública (WFPHA), Luis Eugênio de Sousa. Eles apresentarão a visão dos movimentos sociais representados sobre a agenda da 75ª Assembleia, incluindo as principais resoluções, decisões, relatórios e outros temas.

Acompanhe a transmissão em português

Assista ao webinar em espanhol

Acesse o evento em inglês

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar