Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Presidente da Fiocruz visita Universidade do Minho


02/05/2022

Vilma Reis (especial para a Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

O vice-reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Minho, Eugénio Campos Ferreira, recebeu na sexta-feira (29/4) a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. O encontro visou fortalecer as relações entre as instituições, além de agilizar e viabilizar mais colaborações. A comitiva da Fiocruz, da qual também fazia parte o vice-presidente da Fundação, Mário Moreira, reuniu-se também com o diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, Eloy Rodrigues.

Na reunião na Universidade do Minho, a presidente Nísia Trindade Lima, o diretor dos Serviços de Bibliotecas da universidade, Eloy Rodrigues, o vice-reitor Eugénio Campos Ferreira e o vice-presidente da Fiocruz Mário Moreira (Foto: Nuno Gonçalves/UMinho)  

A visita deveu-se à exitosa cooperação das duas entidades na última década, nomeadamente no âmbito da Ciência Aberta que resultou em memorando e o curso online Formação modular sobre ciência aberta. O curso foi promovido pela Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho e organizado pela Coordenação de Informação e Comunicação, pelo Campus Virtual e pela Escola Corporativa da Fiocruz. 

Foi também debatida possível parceria em atividades de validação de testes diagnósticos e o estabelecimento de parceria no âmbito da Infraestrutura Europeia de Investigação em Recursos Microbianos, com sede na Universidade do Minho. Também discutiu-se a necessidade de realização de conferências internacionais, palestras e estudos conjuntos nas áreas da sociologia, comunicação, ambiente, biotecnologia em saúde, entre outros temas de interesse mútuo.

A visita de Nísia Trindade Lima a Portugal começou em 27 de abril e vai até 4 de maio, com o objetivo de ampliar e estruturar a cooperação interinstitucional da Fundação com instituições de ciência e tecnologia do país. A agenda inclui encontros e assinaturas de acordo de cooperação e protocolos com instituições, como a Universidade de Aveiro e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa), assim como encontros com os ministros da Saúde, Marta Temido; de Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho; e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; além da Diretora Geral de Saúde, Graça Freitas.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar