Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário discute desdobramentos das Conferências sobre Clima e Biodiversidade


22/11/2021

Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Clima, Biodiversidade e Saúde: as COPs de Glasgow e Kumming - o mundo não pode mais esperar
Até que ponto o Pacto Climático de Glasgow, assinado por 196 países no encerramento da COP-26, a conferência das Nações Unidas sobre o clima, avançou na questão? E quais desdobramentos da 15ª Convenção de Diversidade Biológica, a COP-15? Para discutir os resultados das duas reuniões, o Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) organiza nesta quarta-feira (24/11), às 10h, o webinário Clima, biodiversidade e saúde: As COPs de Glasgow e Kunming - O mundo não pode mais esperar. Mediado por Luiz Augusto Galvão, pesquisador sênior do Cris/Fiocruz, esta edição dos Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde 2021 terá tradução simultânea para inglês e espanhol. 

Neste segundo semestre, a ONU organizou duas “Conferências das Partes” (COP): a COP-15, em Kunming, China, em outubro; e a COP-26, em Glasgow, Escócia, neste mês. Enquanto a primeira tratou sobre biodiversidade, a segunda teve como tema principal o clima. Para analisar os bastidores e os principais acordos que saíram das duas conferências, o Cris/Fiocruz convidou José Luís Fiori, professor de Economia e Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Bráulio Ferreira de Souza Dias, professor da Universidade de Brasília (UnB) e ex-secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU. 

As implicações das duas COPs para a saúde humana serão abordadas pela médica espanhola Maria Neira, diretora do Departamento de Saúde Pública, Meio Ambiente e Determinantes Sociais da Organização Mundial de Saúde (OMS), e Márcia Chame, pesquisadora Fiocruz e coordenadora da Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre. A discussão sobre a atenção à saúde sem danos ambientais e hospitais saudáveis ficará a cargo de Vital Oliveira Ribeiro Filho, presidente do Conselho do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS). 

Acompanhe o webinário Clima, biodiversidade e saúde: As COPs de Glasgow e Kunming - O mundo não pode mais esperar.

Em português:

Em inglês:

Em espanhol:

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar