21/02/2022
Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)
Os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) discutem, nesta quarta-feira (23/2) às 10h, os principais desafios e perspectivas que o setor enfrentará em 2022. O tema começou a ser debatido no primeiro seminário do ano, mas agora avança por mais campos. O painel desta semana vai enfocar de forma específica a agenda da saúde pública, analisando os principais pontos, como o tratado internacional para prevenção e combate de pandemias, a situação em relação à Covid-19 no mundo e os desafios da sociedade civil. Entre os participantes está Mariângela Simão, diretora assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mariângela Simão dará uma visão panorâmica sobre os principais temas de saúde global para 2022 e os desafios e as oportunidades que eles trazem para a comunidade de saúde pública. O médico armênio Haik Nikogosian, membro do Global Health Centre e do Graduate Institute de Genebra, abordará as perspectivas para o Tratado Global sobre Pandemias, cujo organismo de negociação deverá ter sua primeira reunião em março. Ele falará sobre o futuro tratado, o impacto crescente dos processos de integração regional na saúde global, e a aceleração crescente da interface entre as polícias multisetoriais e multilaterais na saúde global.
Caberá ao professor Luís Eugenio de Sousa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e presidente eleito da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA), falar sobre as perspectivas para a saúde pública sob o ponto de vista da sociedade civil e das agremiações de sanitaristas.
A coordenação do painel está a cargo de Luiz Augusto Galvão, pesquisador sênior do Cris/Fiocruz e membro da Estratégia Fiocruz sobre a Agenda 2030 (EFA 2030). “Este é um ano especial, já que a reconstrução pós-pandemia e o fortalecimento frente às próximas crises sanitárias requer uma grande colaboração em um ambiente de desafios geopolíticos que foram discutidos no seminário anterior”, explicou Galvão, que vai moderar o evento.
O Seminário Agenda da Saúde Global: Perspectivas 2022 terá transmissões em português (abaixo), inglês e espanhol.
Mais em outros sítios da Fiocruz