Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Saúde Global: Fiocruz disponibiliza nova disciplina transversal para adesão dos PPGs


10/05/2023

Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Compartilhar:


Com foco na observação e análise dos principais espaços políticos de governança global e regional, e de governança da saúde global e das organizações de territórios geopolíticos, a Fiocruz disponibiliza para adesão de seus programas de pós-graduação a disciplina transversal Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde. A oferta é coordenada pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), tem duração de 60h e vale 4 créditos. As disciplinas transversais (DT) são desenhadas a partir de temas comuns à formação na área das ciências da saúde e permitem maior integração e troca de experiências entre os programas, estudantes e docentes.

A nova disciplina já está disponível para adesão de todos os Programas de Pós-Graduação (PPG) da Fiocruz. Vale destacar que ela é oferecida de maneira virtual, o que impulsiona a adesão de programas que acontecem em unidades e escritórios da Fiocruz de outros estados, além do Rio de Janeiro.

Nesta disciplina, os alunos terão a oportunidade de identificar os principais problemas políticos, sociais, econômicos, ambientais e sanitários na governança global e regional que requerem cooperação internacional e intervenção por meio da cooperação e diplomacia da saúde.

O processo de adesão das disciplinas transversais (DT) deve ser feito diretamente pelos programas de pós-graduação. A oferta de disciplinas no modelo transversal deve seguir um fluxo de registro na Coordenação-Geral de Educação (CGE/VPEIC) e um fluxo de adesão dos programas, obedecendo cronograma a ser pactuado pela CGE juntamente com o Campus Virtual Fiocruz, que é o responsável pelo desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão armazenados os seminários que são oferecidos por meio da plataforma Zoom e ficam disponíveis para consulta futura. O Ambiente Virtual de Aprendizagem também oferece suporte aos estudantes, docentes e coordenadores durante toda a extensão da disciplina. 

Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde

A disciplina Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde é composta de cinco módulos, concebidos em formato aula-painel, que acontecerão durante seis meses, em periodicidade quinzenal, seguindo o calendário político global, que se desenvolve ao longo do ano.

A assessora do Cris/Fiocruz e uma das coordenadoras da disciplina, Regina Ungerer, que há mais de 30 anos trabalha na área, explicou que as aulas são organizadas com base no calendário anual internacional das mais importantes discussões e decisões mundiais. "Cada ano é diferente. Assim, em 2023, os participantes da disciplina terão a oportunidade de acompanhar e debater diferentes questões políticas internacionais. Todos os temas eleitos para as aulas-painel são atuais, não temos nada gravado ou antigo. Vamos discutir o que está acontecendo agora. Este ano é especial, pois estamos exatamente na metade do período estabelecido para a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que foram adotados pela ONU em 2015 com a meta de não deixar “ninguém para trás”. Portanto, os alunos terão a oportunidade em “primeira mão” de acompanhar a revisão abrangente do estado dos ODS e como sua implementação nos países está sendo afetada pelas crises múltiplas e interligadas que o mundo enfrenta. É como ver a diplomacia na ONU acontecer na sua frente, detalhou Regina. 

Os palestrantes — líderes e especialistas globais e nacionais nos respectivos temas abordados — apresentarão temas transversais de interesse da saúde global e cooperação em saúde. Durante os encontros, os alunos poderão debater temas relevantes com os coordenadores, que acontecerão uma vez ao mês, totalizando cinco encontros virtuais, sempre às quartas-feiras à tarde, nas semanas correspondentes aos Seminários.

Conheça os temas tratados na DT:

  • Módulo I – Introdução à Saúde Global e Diplomacia da Saúde (6h)
  • Módulo II – Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde – aula-painel (35h) - Serão 14 seminários (aulas-painel) com a duração de 2,5h cada:

Aula-Painel 1: Saúde global e diplomacia da saúde: Uma introdução. Agenda da Saúde
Global 2023 – AMS 76;
Aula-Painel 2: Quo vadis Covid19?;
Aula-Painel 3: Cooperação Sul-Sul em Saúde;
Aula-Painel 4: Saúde na agenda 2030: ECOSOC e HLPF;
Aula-Painel 5: a definir;
Aula-Painel 6: a definir;
Aula-Painel 7: Agenda da Saúde na África;
Aula-Painel 8: a definir
Aula-Painel 9: Saúde na Agenda Política Global (UNGA);
Aula-Painel 10: Agenda da saúde nas Américas: O Conselho Diretor da Opas;
Aula-Painel 11: a definir
Aula-Painel 12: a definir
Aula-Painel 13: Saúde e ambiente: as COPs do clima e da biodiversidade;
Aula-Painel 14: Saúde global e diplomacia da saúde: Balanço 2023 e perspectivas para 2024

  • Módulo III – Espaços políticos globais (6h)
  • Módulo IV – Comunidades de Práticas em Saúde Global e Diplomacia da Saúde (10h)
  • Módulo V – Módulo de encerramento (4h)

A coordenação geral da DT está a cargo do ex-presidente da Fiocruz e coordenador do Cris/Fiocruz, Paulo Buss, que divide a responsabilidade desta condução com Regina Ungerer e Sebastian Tobar, pesquisador visitante sênior do Cris/Fiocruz. Regina lembrou ainda que no ano passado tiveram uma primeira experiência com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), oferendo este curso para cerca de 115 alunos. "Foi, na verdade, uma especialização em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, com 440h, voltada especificamente para profissionais da área que trabalhavam nas Oficinas de Relações Internacionais em Saúde dos Ministérios da Saúde dos países da América Latina e Caribe e Assessorias de cooperação técnica da Comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP). A estrutura temática e organização da disciplina transversal oferecida agora são baseadas na rica experiência que tivemos com a especialização em 2022, porém com conteúdo e formato mais enxutos e totalmente atualizados, detalhou Regina, assegurando que as coisas são muito dinâmicas neste contexto internacional.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar