Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Roda de conversa debate papel da fotografia na luta por direitos humanos

Homem segurando carteira de trabalho

09/05/2019

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

A vida nas favelas e periferias. A seca no semiárido. O cotidiano de quilombolas, pescadores, caranguejeiros e quebradeiras de coco. Flagrantes de trabalho escravo e infantil. Em quase 50 anos de trajetória, o fotodocumentarista João Roberto Ripper buscou retratar histórias em geral esquecidas, lançando luz às lutas dos movimentos sociais e à injustiça - mas também à beleza - a marcar a população brasileira. No dia 16 de maio (quinta-feira), às 13h30, ele estará no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, na Fiocruz, para abrir a Roda de Conversa Fotografia e Direitos Humanos.

O fotógrafo vai apresentar algumas das imagens que selecionou, dentre as centenas de milhares que compõem seu acervo. As projeções serão o mote para um debate sobre a interseção entre a fotografia e o campo dos direitos humanos. Além de Ripper, estarão presentes fotógrafos que participaram da Mostra Fotográfica 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aberta ao público entre novembro e dezembro de 2018, no saguão da Biblioteca de Manguinhos.   

Na ocasião, Ripper também vai apresentar à comunidade Fiocruz seu projeto Bem Querer o Brasil, que busca recuperar e disponibilizar seu acervo digital. Este material será doado para a Fundação Biblioteca Nacional para conservação a longo prazo e será disponibilizado para o público para consulta e pesquisa no site do fotógrafo. Cópias deste acervo também serão enviadas para entidades e instituições para auxiliar em suas lutas e reforçar suas políticas de memória. 

Como a fotografia pode ser uma ferramenta no combate às desigualdades? Como articular arte e denúncia? Como, por meio da imagem, dar voz a parcelas em geral marginalizadas da população? Quais os desafios éticos no cotidiano de fotógrafos que buscam retratar a realidade brasileira? A partir da experiência de Ripper e dos demais fotógrafos reunidos na roda de conversa, o público será convidado a se debruçar sobre questões como essas. 

Roda de Conversa Fotografia e Direitos Humanos
Com o fotógrafo João Roberto Ripper
Dia 16 de maio (quinta-feira), às 13h30
Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)
Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br (certificados de participação serão emitidos mediante cadastro no site)

Foto de um homem com uma carteira de trabalho na mão

Voltar ao topoVoltar