29/07/2021
Fonte: COC/Fiocruz
Até o início do século 20, a região ao norte do rio Doce era de difícil acesso. Coberta por uma floresta atlântica peculiar, era chamada pelos nativos de Sooretama: a “terra dos animais da mata”. Com abertura de estradas e a construção de pontes, essa área se tornou alvo de madeireiros e logo boa parte dela foi transformada em pastos e plantações. O fragmento que restou motivou a criação de uma reserva florestal em 1941, mais tarde rebatizada como Reserva Biológica de Sooretama. Ela sozinha protege quase 28 mil hectares e, junto com a Reserva Natural da Vale e outras duas RPPNs, abrange uma área contínua de aproximadamente 50 mil hectares, um dos maiores fragmentos de Mata de Tabuleiro da Costa do Descobrimento e a maior área de floresta atlântica do estado do Espírito Santo. A Reserva Biológica de Sooretama é o sexto episódio da série Parques do Brasil, com exibição no domingo, 1/8, às 19h, na TV Brasil.
No primeiro bloco, apresentamos uma expedição realizada no final do período de estiagem, quando a mata se apresenta bem seca, uma característica singular desse trecho do estado. Lá encontramos a sapucaia em pleno período de floração e conhecemos várias espécies de aves, entre elas o gavião-pedrês, o furriel, o cricrió e o urubu-rei. Seguimos até a lagoa do Macuco e revelamos a muçununga, área utilizada por mamíferos como a jaguatirica e o queixada.
No segundo bloco, seguimos para outros pontos da reserva e revelamos espécies ameaçadas como a harpia, a anta e a onça-pintada. O bloco traz ainda a problemática da rodovia BR 101, que corta um trecho da reserva, provocando a morte por atropelamento de muitos animais, inclusive espécies ameaçadas. Ele fecha com o nosso retorno em pleno verão, quando a floresta se apresenta em toda a sua exuberância.
A série Parques do Brasil é realizada através de uma parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Saiba mais em Curta Biodiversidade.
Equipe técnica:
Direção: Carlos Sanches
Imagens: Carlos Sanches & Luciana Alvarenga
Imagens aéreas: Luciana Alvarenga
Roteiro: Carlos Sanches & Stephania de Azevedo
Narração: Sidney Ferreira
Edição e Finalização: Leonardo Lamad
Trilha musical: Flavia Tygel
Sonorização: Maurício Azevedo
Videografismo: Marco Bravo & Sergio Pranzl
Color Grading: Glauco Guigon
Coordenação do Projeto: Carlos Sanches (EBC), Luciana Alvarenga (COC/FIOCRUZ) e Marcia Muchagata (ICMBio).
No Portal Fiocruz
Mais Notícias
Mais em outros sítios da Fiocruz