Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Povos indígenas e fronteiras amazônicas são pauta do Encontro às Quintas (15/6)


06/06/2023

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Negociando Fronteiras: Povos Indígenas e as Comissões de Demarcação na Amazônia, no final do Século 18 será a pauta da apresentação do professor do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Francismar Alex Lopes de Carvalho no próximo Encontro às Quintas. O evento online do dia 15 de junho será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa de Oswaldo Cruz, às 10h, e terá, como debatedora, a pesquisadora Lorelai Brilhante Kury (COC/Fiocruz), organizadora do livro Árvores, florestas, madeiras. Ensaios históricos (Andrea Jakobsson Estúdio, 2022), entre outras publicações.

No Encontro às Quintas, Francismar Alex Lopes de Carvalho apresentará dois livros publicados recentemente. Em Natives, iberians, and Imperial loyalties in the south american borderlands, o autor trata das disputas ibéricas pelas regiões centrais da América do Sul, com destaque para a segunda metade do século 18 e a ação dos povos indígenas na fronteira. No livro Missionizing on the Edge: religion and power in the jesuit missions of spanish Amazonia, o professor da Uerj trata das missões jesuíticas na Amazônia colonial, particularmente no extremo ocidente, onde atuavam jesuítas espanhóis e carmelitas portugueses, com foco principalmente nas práticas de evangelização e as respostas dos povos indígenas.

Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.

Encontro às Quintas

Negociando Fronteiras: Povos Indígenas e as Comissões de Demarcação na Amazônia, no final do Século 18
Convidado: Francismar Alex Lopes de Carvalho (Uerj)
Debatedora: Lorelai Brilhante Kury (COC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 15/06/2023
Horário: 10h
Transmissão ao vivo pelo YouTube da COC

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar