Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Portal Invivo da Fiocruz ganha nova versão e conteúdos inéditos


01/04/2022

Haendel Gomes (COC/Fiocruz)

Compartilhar:

Em tempos de fake news e desinformação, como ter certeza quanto à veracidade de dados? Uma das melhores estratégias é buscar informações em fontes confiáveis. O Invivo, um portal do Museu da Vida da Fiocruz, é uma das ferramentas que pode ajudar nessa empreitada. O site, que informa e educa sobre tópicos de ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa há quase vinte anos, segue sua missão agora de cara nova. Desde a última quarta-feira (30/3), com nova versão lançada durante a Semana do Cérebro na instituição, é possível acessar o portal e conhecer seu layout reformulado e conteúdos inéditos.


Clique na imagem para acessar o site.

O Invivo é produzido por colaboradores do Museu da Vida e de outras unidades da Fiocruz. A iniciativa surgiu em 2002, a partir de um desejo do Museu da Vida, que é um departamento da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fundação, de criar um museu virtual. A ideia, no entanto, não era construir algo que replicasse as instalações do campus de Manguinhos (no Rio de Janeiro) em ambiente 3D, mas, sim, investir em um espaço on-line de divulgação científica.

Ao longo do tempo, a ferramenta foi se consolidando e crescendo em número de acessos. O site recebe quase 1 milhão de visitas por ano. “O Invivo é umas das iniciativas de maior sucesso do Museu da Vida. Agora nessa nova fase, o site ganha ainda mais visibilidade e participação das equipes do Museu. Seguimos com a nossa missão de despertar o interesse e de promover o diálogo público em ciência e tecnologia, também pelos meios virtuais”, destaca Héliton Barros, chefe do Museu da Vida.

Com o novo layout, o Invivo passará a contar com seis editorias: Biodiversidade; Ciência e Tecnologia; Saúde; História; Sustentabilidade; e Experimente. Navegando pelo portal, o visitante poderá encontrar materiais de divulgação científica no formato de artigos, notícias e entrevistas, além de vídeos e textos com o passo a passo para a realização de experiências. A ideia é que o site continue a funcionar como apoio a atividades escolares – pesquisas de público apontam os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio como os visitantes mais frequentes da plataforma.

O Invivo foi criado em 2002, com patrocínio de Unisys e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Em 2004, ganhou apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Agora, no relançamento, o portal tem como patrocinadores máster Santander, Abbott, Enauta e Braskem. A iniciativa também conta com o patrocínio da EDF Norte Fluminense, Supergásbras, Bayer, Dataprev, TechnipFMC, White Martins e copatrocínio de Concremat e Frenesius.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar