Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz sedia encontro de Jovens Investigadores em Saúde e Juventude


31/03/2022

Roberta Nunes (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

Nos dias 24 e 25 de março, a Agenda Jovem Fiocruz promoveu na sede da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, um encontro entre 18 jovens de 9 estados do Brasil e seus mentores. A atividade é parte do projeto Jovens Investigadores em Saúde e Juventude. 

Nela, participaram 16 mentores que são pesquisadores da Fiocruz e vão orientar os jovens selecionados pelo projeto a desenvolverem processos investigativos de pesquisa relacionados aos seus temas de interesse, estudo ou atuação profissional, acadêmica e social. 


Em um encontro dinâmico, com jovens de realidades territoriais distintas vindos do Amapá, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Maranhão, foram abordados diversos temas: da pobreza e dignidade menstrual às condições de saúde da juventude em ambiente de conflito territorial quilombola; da saúde mental de jovens universitários à segurança alimentar nas experiencias de cozinhas populares, entre outros. O projeto tem a duração de 10 meses e terá como produto final um documentário, além de produções de cada dupla – formada por um jovem investigador e seu mentor - que serão definidas ao longo do processo, como artigos científicos e podcasts. Os encontros presenciais foram pensados e realizados pela Agenda Jovem Fiocruz a fim de promover uma apresentação dos projetos e o encontro deles com seus mentores.

Noélia Rodrigues, coordenadora do Projeto Jovens Investigadores revelou sua expectativa. "A gente espera que esses projetos possam ser não só colocados em prática nos territórios, nas suas localidades, mas que sirvam como grandes políticas públicas que possam atingir várias outras juventudes, quiçá da América Latina".   

A dinâmica do primeiro dia de encontro contou com a apresentação de cada projeto dos jovens, sua linha de pesquisa e metodologias e uma Oficina de Metodologia de Pesquisa em Saúde ministrada por Lucas Tramontano( Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) que apresentou exemplos de diferentes metodologias passíveis de serem empregadas nos projetos de pesquisa dos participantes. Na sexta feira as apresentações continuaram e houve uma conversa entre os jovens e seus mentores.


Nesta edição serão mentores: André Sobrinho (Presidência); Paullete Cavalcante (Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz Pernambuco); Marcos Nascimento (Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – IFF); Danielle Moraes – (Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira - IFF); Jorge Machado (Gerência Regional de Brasília – Gereb - Fiocruz Brasília); Carolina Niemeyer (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Ensp); Corina Mendes (Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – IFF); Cristiane Andrade (Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli- CLAVES); Fabiana Damásio- (Fiocruz Brasília); Mayalu Mattos (Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli- Claves/Ensp); Adriana Castro (Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde – VPAAPS); Ana Lúcia Pontes (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP); Márcia Lisboa (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Icict); Paloma Coelho (Fiocruz Minas); André Lima (Cooperação Social da Presidência); Brenda Hoagland (Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas -INI); Mayara Manhães (Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz - COC); Silvana Bittencourt (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT).

“Os resultados desse trabalho certamente enriquecerão os múltiplos olhares geracionais sobre a saúde”, apontou o Coordenador da Agenda Jovem Fiocruz, André Sobrinho.  

Jovens Investigadores em Juventude e Saúde
 
Agora na sua 2ª edição, o projeto busca estimular e valorizar o conhecimento dos jovens com os jovens, sobre os jovens e para os jovens, de modo a fortalecer suas capacidades de reflexão e ação de maneira criativa. As propostas indagam o campo da saúde, por meio de uma pesquisa empírica. “Os projetos dos jovens evidenciam as principais demandas das Juventudes para o campo da saúde”, pontua Luciane Ferrareto, também coordenadora da Agenda Jovem Fiocruz. 

A primeira edição do projeto em 2019 contou com 10 jovens investigadores da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados podem ser vistos em: Jovens Investigadores: um olhar geracional sobre a saúde - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): Ciência e tecnologia em saúde para a população brasileira.

Agenda Jovem
   

A Agenda Jovem Fiocruz é uma plataforma colaborativa voltada para as juventudes brasileiras que articula temas do Sistema Único de Saúde (SUS) com a Política Nacional da Juventude. Desenvolve iniciativas nas áreas de pesquisa; educação, informação e comunicação; serviços em saúde e ações territorializadas. Vinculado à Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o suporte institucional da Coordenação de Cooperação Social, a Agenda Jovem conta com grupos de trabalho que reúnem representantes de Unidades Técnico - Científicas da Fundação, desenvolvendo diferentes ações dirigidas à juventude.  

Voltar ao topoVoltar