01/04/2022
Roberto Abib (Icict/Fiocruz)
Este é o tema do segundo episódio do podcast Revozes, que já está disponível nas plataformas digitais de streaming. Neste Ep.#2 Cultura do estupro: a cobertura jornalística no #MeToo, a autora da Reciis, Lais Rocio, conversa com Clara Marques sobre os bastidores da reportagem que geraram o #MeToo. O programa Revozes é um bate-papo com autoras e autores da Revista Eletrônica de Comunicação, informação e Inovação em Saúde (Reciis), editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz). O tema faz parte de uma série de episódios relacionados aos estudos feministas.
O assunto foi inspirado pelo artigo Bastidores da reportagem sobre assédios sexuais que gerou o movimento #MeToo: reflexões sobre o jornalismo com perspectiva de gênero, publicado no dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde do volume 15, número 3 de 2021 da Reciis. A partir da análise do livro Ela disse: os bastidores da reportagem que impulsionou o #MeToo, de Jodi Kantor e Megan Twohey, autoras e autor propõem pensar a reportagem jornalística por meio de uma teoria crítica do jornalismo e de uma epistemologia feminista. No programa, Lais Rocio comenta sobre a necessidade de pensar a prática jornalística e produção de conhecimento numa perspectiva feminista.
O podcast da Reciis, periódico editado pelo Icict, é uma ação que faz parte do projeto Artigos e autores na mídia e nas redes sociais: para uma divulgação científica inovadora e acessível da Reciis, o qual tem o objetivo de fortalecer as iniciativas de divulgação e popularização da ciência por meio da revista eletrônica do Icict, de modo a ampliar e tornar acessível o alcance do conhecimento científico no país.
Ouça o ep. #2 Cultura do estupro: a cobertura jornalística no #MeToo no Spotify.
Mais em outros sítios da Fiocruz
Mais na web