Início do conteúdo

Plataforma pública e gratuita de dados da saúde ganha nova versão


25/10/2021

Por: Ariane Alves (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

A Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), lançou a versão 2.0, totalmente reformulada e atualizada, que traz um fluxo de navegação mais amigável e organizado para fortalecer sua missão de fomentar uma rede qualificada de cientistas de dados em saúde pública, que permite que ela seja acessada de qualquer dispositivo (tablet, desktop, celular).

A PCDaS é uma plataforma pública, gratuita e em nuvem que disponibiliza grande quantidade de microdados e ferramentas de análise para pesquisas no campo da Saúde. Em sua área principal, a página de conjunto de dados oferece recursos que ajudarão o usuário a executar sua pesquisa com mais agilidade e qualidade. Cada conjunto de dados conta com tutoriais detalhados para complementar a aprendizagem e aprimorar o uso da Plataforma.

Estão disponíveis os seguintes dados: Pólis PCDaS (dados municipais de saúde e socieconômicos criados pela Plataforma, por meio de informações reunidas de fontes como o IBGE e a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, nos anos de 2018, 2019 e 2021); Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos - SINASC; Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES e Sistema de Informações Hospitalares do SUS - SIHSUS.

Outra novidade da versão 2.0 é a substituição do RStudio Server por uma infraestrutura de execução remota de códigos em R ou Python integradas ao Google Colaboratory, que oferece uma interface mais intuitiva e a possibilidade de aceleração do processamento das requisições via GPUs e TPUs gratuitas.

Para ativar essa funcionalidade e usufruir de todos os recursos oferecidos, é necessário que o usuário crie uma nova conta na plataforma. Caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para pcdas@icict.fiocruz.br.

Conheça a nova PCDaS e continue fortalecendo o campo da ciência de dados aplicada à saúde no Brasil!

Links

Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS)

PCDaS - Conjunto de Dados 

PCDaS - Criação de conta 

Conheça o PCDaS

Voltar ao topoVoltar