Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Portal de Boas Práticas do IFF/Fiocruz alcança mais de 10 mil inscritos no YouTube


21/10/2021

Por: Suely Amarante (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

Como importante e segura fonte de informação e conhecimento na melhoria do cuidado a mulheres, recém-nascidos e crianças, o Portal de Boas Práticas do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) tem sido uma poderosa vacina no combate às fake News. Integrado por instituições de ensino e pesquisa e voltado à formação de profissionais da saúde, o Portal tem mais de três milhões de usuários de todo o País e comemora a marca de mais de 10 mil inscritos no canal oficial do YouTube, com cerca de duzentas mil visualizações/mês.

Com a missão de ampliar o acesso ao conhecimento, gerar e difundir iniciativas para políticas e programas de saúde, o Portal de Boas Práticas foi desenvolvido em 2017. O Portal, que ao final de 2019, já havia sido reconhecido e utilizado em todo o país, se configurou como um grande aliado na disseminação da informação nesse período de pandemia da Covid-19. Suas publicações são revisadas e elaboradas por um grupo de especialistas, sejam eles integrantes da coordenação de um eixo ou colaborador, profissionais de diferentes instituições, reconhecidos por sua experiência, excelência clínica e atuação em ensino e pesquisa.

Segundo a médica, pesquisadora e coordenadora do Portal de Boas Práticas do IFF/Fiocruz, Maria Gomes, o Portal foi criado para oferecer conteúdo de qualidade e de fácil acesso aos profissionais de saúde e instituições de todo o Brasil. “Nosso objetivo central é disponibilizar conteúdo voltado para a qualidade e segurança das práticas clínicas na atenção primária, em maternidades e outros serviços ambulatoriais ou hospitalares voltados para a atenção à saúde de mulheres e crianças de todo o país. Para isso, processamos e organizamos o conhecimento baseado nas melhores evidências científicas em novos materiais a cada semana, assim como viabilizamos que equipes de saúde de todo o país possam interagir com especialistas de referência em sessões virtuais, discutindo diferentes temas, tirando suas dúvidas e aprimorando suas práticas. O alcance de 10 mil inscritos no Canal do YouTube, associado aos cerca de 200 mil acessos mensais aos conteúdos do Portal, traduzem o compromisso de profissionais de todo o Brasil com práticas seguras e baseadas nas melhores evidências. Isso é, certamente, uma ‘vacina’ fundamental diante do crescimento da desinformação e mesmo das ‘fake news’ no setor saúde ” enfatizou.

Voltar ao topoVoltar