Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadores do IOC/Fiocruz são destacados em ranking de publicações sobre Covid-19


21/03/2022

Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)*

Compartilhar:

Duas pesquisadoras do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) estão entre os dez cientistas do Brasil com mais artigos publicados sobre Covid-19. São elas: Marta Giovanetti, pós-doutoranda do Laboratório de Flavivírus, e Marilda Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo.

O levantamento foi realizado pelo Laboratório de Bioinformática e Biologia de Sistemas Computacional da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP). O ranking teve como fonte a base de dados PubMed, uma das principais ferramentas de indexação de artigos da área biomédica e das ciências da vida. 

Ao todo, no período até novembro de 2021, foram identificadas 119.117 publicações de mais de dez mil cientistas do Brasil com foco na infecção. Entre os dez primeiros lugares da lista, seis são ocupados por mulheres.

Cerca de 60 pesquisadores brasileiros têm dez ou mais artigos publicados sobre o agravo. Neste seleto grupo, estão mais dois cientistas do IOC: Luiz Alcantara, pesquisador do Laboratório de Flavivírus, e Paola Resende, pesquisadora do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo. 

Confira a lista completa no site da CSBL.

*Edição: Vinicius Ferreira (IOC/Fiocruz)

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar