Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisador do INI/Fiocruz será homenageado na Alerj


03/04/2023

Alexandre Magno (INI/Fiocruz)

Compartilhar:

O psicólogo e pesquisador Nilo Fernandes - do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST e Aids (LapClin Aids) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) – receberá o Prêmio Mãe Beata de Yemanjá em solenidade na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na próxima segunda-feira,  03 de abril, às 18h.

O prêmio é dedicado aos terreiros de candomblé e umbanda, organizações e pessoas que têm contribuído na luta pela superação do racismo religioso, com a defesa e proteção, com a valorização da expressão religiosa e cultural dessas religiões de matriz africana. 

Nilo será homenageado por sua atuação e contribuições para o desenvolvimento de ações de saúde e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST) e Aids dentro dos terreiros.


Nilo Fernandez receberá o Prêmio Mãe Beata de Yemanjá em solenidade na Alerj (Foto: Flaviano Quaresma)

Além de pesquisador e profissional de saúde, Nilo professa a religião do Candomblé, sendo conhecido como Ogã Nilo d´Ogum, do Barracão Ilê Ti Obá Mi da Nação Ijexá, comandado pela Yalorixá Sônia d´Xangô, no Rio de Janeiro.

Desde 2000, Nilo, quando foi técnico do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria Estadual do Rio de Janeiro, vem promovendo ações de prevenção às IST e a aids, bem como promoção de saúde junto aos terreiros do estado. Sua atuação, como pesquisador e profissional de saúde, tem também trabalhado contra a discriminação e o preconceito étnico racial. Promovendo treinamentos junto a profissionais de saúde.

Prêmio Mãe Beata de Yemanjá – É uma iniciativa do gabinete da deputada estadual Renata Souza (PSOL) e da vereadora da cidade do Rio de Janeiro, Monica Benício (PSOL). 

A solenidade de entrega do prêmio, abre o “Abril Verde”, mês dedicado às ações de combate, prevenção e conscientização contra o racismo religioso em todo estado. A data foi criada por iniciativa da parlamentar Renata Souza, por meio da Lei 9.301/21.

Voltar ao topoVoltar