Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisador da Fiocruz recebe Medalha Comemorativa Oswaldo Cruz de Honra ao Mérito


09/08/2023

Alessandro Vieira (WMP Brasil)

Compartilhar:

Na última sexta-feira (4/8), o líder do WMP Brasil e pesquisador da Fiocruz, Luciano Moreira, foi homenageado com a Medalha Comemorativa Oswaldo Cruz de Honra ao Mérito. A entrega da honraria foi feita pela ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, durante o Congresso de Saúde Pública e Formação Humana, em comemoração ao centenário da Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública (Sobrahsp).


Líder do WMP Brasil e pesquisador da Fiocruz, Luciano Moreira foi homenageado com a Medalha Comemorativa Oswaldo Cruz de Honra ao Mérito (foto: Flávio Carvalho, WMP/Brasil)

"Essa medalha para mim, é o reconhecimento de um trabalho de muitos anos de comprometimento da nossa equipe, um trabalho que vem sendo feito em conjunto com tantas mãos. É preciso lembrar sempre da parceria que temos com os municípios, que são fundamentais na atuação e no combate à dengue, zika e Chikungunya, utilizando o próprio mosquito Aedes aegypti com a Wolbachia, os nossos Wolbitos. Nosso desejo é que a gente possa trazer cada vez mais proteção a população e ter impactos positivos na saúde pública do Brasil”, ressalta o pesquisador Luciano Moreira.

Promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e organizado pelo Laboratório de Audiovisual Científico (Labaciências), o evento foi realizado entre os dias 3 e 5 de agosto no campus do Gragoatá, nas dependências do novo Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs), em Niterói, no Rio de Janeiro.

Além de homenagear a sociedade centenária que foi criada por Carlos Chagas em 1923, e ressaltar a vida e a obra dele e de Oswaldo Cruz, o evento busca reconhecer importantes atuações de pessoas e instituições em prol da saúde e da educação em saúde, através da entrega de Medalhas Comemorativas Oswaldo Cruz e Carlos Chagas de Honra ao Mérito.

O público presente pode acompanhar uma programação extensa com centenas de palestrantes, lideranças indígenas, cientistas e acadêmicos que se dedicam à promoção da saúde. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de conferir rodas de conversa, apresentações teatrais e exposições artísticas sobre saúde mental, entre outras atividades.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar