Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Memória, construção do futuro é tema do 5ª Fórum Fiocruz de Memória


08/08/2023

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Nos dias 15 e 16 de agosto, a quinta edição do Fórum Fiocruz de Memória discute o tema Memória, construção do futuro. O evento será realizado a partir das 9h no auditório do Museu da Vida Fiocruz, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio. Palestras, exibição de vídeo, lançamento de iniciativas de valorização da memória e minicursos para convidados fazem parte da programação.

Espaço de reflexão, compartilhamento e divulgação de experiências em curso na Fiocruz sobre seus desejos e lugares de memória, o fórum integra a Política de Memória Institucional da Fundação. Aprovado em 2019, o documento orienta as iniciativas que visam recuperar, registrar, valorizar e difundir a memória da Fiocruz.

A mesa de abertura contará com a presença da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, do diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Marcos José de Araújo Pinheiro, e do coordenador da Coordenação Executiva da Política de Memória Institucional da Fiocruz, Diego Bevilaqua.

Memória institucional: panorama da produção recente da Fiocruz

Realizado na semana em que a Fundação celebra o aniversário de nascimento de Oswaldo Cruz (5 de agosto de 1872), o fórum inclui em sua programação a sessão Memória institucional na Fiocruz: lançamentos e panorama, coordenada por Raquel Aguiar, coordenadora de Comunicação e Jornalismo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Na ocasião será exibido o vídeo Expressões de memória: panorama da produção recente da Fiocruz.

Em seguida, diversas unidades da Fiocruz apresentarão iniciativas de valorização da memória institucional, incluindo o pré-lançamento do catálogo digital Marcas de Oswaldo Cruz – realização conjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) e da COC – e das atividades comemorativas do centenário do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). 

Na ocasião, serão lançadas também as séries Trajetórias de Manguinhos, do Centro de Estudos do IOC, e Fiocruz Preservando o Patrimônio das Ciências e da Saúde, produzida pela COC, além da exposição virtual 66 anos da Fiocruz Bahia.

Na mesa-redonda Experiências em memória institucional, Ana Paula Goulart Ribeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Fabrício Ribeiro, do Sesc São Paulo, apresentarão os temas Memória empresarial: práticas e desafios conceituais e O lugar da memória em instituições culturais e socioeducativas: a experiência do Sesc São Paulo, respectivamente. A mediação será de Lucina Matos (Cogepe/Fiocruz).


 

Representantes das unidades da Fiocruz participam de minicursos

Dois minicursos serão oferecidos a convidados durante o fórum. O primeiro – Projetos e acervos de história oral em ações de memória institucional: uma introdução – será ministrado por Verena Alberti, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na tarde de 15/8.

No dia 16, representantes das unidades da Fiocruz de todo o Brasil participarão do minicurso Acervos na Política de Memória da Fiocruz. Pela manhã, Fátima Duarte de Almeida e Maria Claudia Santiago (Icict/Fiocruz) falam sobre acervos bibliográficos e memória. Em seguida, Karina Veras Praxedes (COC/Fiocruz) discute o papel dos arquivos na construção da memória institucional e a gestão de documentos.

À tarde, Aline Lacerda e Inês Nogueira (COC/Fiocruz) abordarão, respectivamente, os temas O papel dos arquivos na construção da memória institucional: o arquivo permanente e seus usos culturais e Objetos e memória institucional: intercâmbios possíveis.

Programação

15 de agosto

9h | Café de boas-vindas
9h30 | Mesa de abertura

Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz
Marcos José de Araújo Pinheiro, diretor da COC/Fiocruz
Diego Bevilaqua, coordenador da Coordenação Executiva da Política de Memória Institucional da Fiocruz

09h50 | Memória institucional na Fiocruz: lançamentos e panorama
Coordenação: Raquel Aguiar, coordenadora de Comunicação e Jornalismo do IOC/Fiocruz
Exibição do vídeo Expressões de memória: panorama da produção recente da Fiocruz

Pré-Lançamento do Catálogo Digital Marcas de Oswaldo Cruz (Icict, COC e INCQS)
Rodrigo Murtinho, diretor do Icict/Fiocruz

Lançamento da série Fiocruz Preservando o Patrimônio das Ciências e da Saúde
Marcos José de Araújo Pinheiro, diretor da COC/Fiocruz

Lançamento da série Trajetórias de Manguinhos’ do Centro de Estudos do IOC
Tania Araujo-Jorge

Lançamento da exposição virtual 66 anos da Fiocruz Bahia
Marilda Gonçalves, diretora da Fiocruz Bahia 

Pré-lançamento das atividades comemorativas do centenário do IFF
Tom Meirelles, diretor do IFF/Fiocruz

10h20 | Mesa-redonda: Experiências em memória institucional 
Mediação: Lucina Matos (Cogepe/Fiocruz)

Memória empresarial: práticas e desafios conceituais
Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ)

O lugar da memória em instituições culturais e socioeducativas: a experiência do Sesc São Paulo
Fabrício Ribeiro (Sesc São Paulo)

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar