Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Parceria da Fiocruz com o Wiki Movimento busca ampliar o acesso aberto à informação


20/10/2023

COC/Fiocruz

Compartilhar:

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) agora integra um movimento global para promoção do acesso e reuso de acervos culturais digitais, ao lado de instituições culturais e de memória, como o Arquivo Público do Estado de São Paulo, o Arquivo Nacional, a Library of Congress e a British Library. Todas fazem parte de uma iniciativa da Fundação Wikimedia para difundir o patrimônio cultural em acesso aberto na internet. A assinatura de um acordo de cooperação técnico-científica com o Wiki Movimento Brasil, associação brasileira sem fins lucrativos, única afiliada à Fundação Wikimedia no país, deu início ao projeto GLAM da Casa de Oswaldo Cruz (GLAM - acrônimo, em inglês, para galerias, bibliotecas, arquivos e museus) para disponibilizar em acesso aberto os acervos culturais sob a custódia da COC no Wiki Commons. As imagens disponibilizadas no GLAM da Casa de Oswaldo Cruz podem ser utilizadas para ilustrar diversos verbetes da Wikipédia, um dos sites mais acessados no mundo.

Bibliotecário da Casa e coordenador-adjunto do Fórum de Preservação Digital da Fiocruz, Marcus Vinícius Pereira da Silva destaca que a iniciativa busca o acesso amplo e transparente ao conhecimento produzido na Fiocruz, alinhada, portanto, às diretrizes do Congresso Interno da Fiocruz e a políticas institucionais, entre elas, a de Preservação de Acervos Científicos e Culturais da Saúde, a de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz, a de Divulgação Científica. 

Há uma expectativa que a parceria amplie o acesso ao acervo da Fiocruz, o mais destacado na área de história da ciência e da saúde da América Latina e cuja guarda é de responsabilidade da COC, e fomente a produção de conhecimento a partir desses documentos. “É um movimento mundial que também está no contexto do movimento de abertura do conhecimento, o Ciência Aberta”, observa Silva.

Cultura científica e cívica

Segundo Sandra Soster, gestora GLAM e Cultura do Wiki Movimento Brasil, a parceria com a Casa de Oswaldo Cruz foi recebida com "grande entusiasmo" pela comunidade brasileira da Wikipédia. "Sabemos que ainda é preciso melhorar a informação disponível on-line sobre políticas e pesquisas em saúde pública no Brasil. E nada melhor do que fazer isso em uma colaboração entre o sétimo site mais acessado do mundo e a instituição de maior destaque da América Latina quando o assunto é saúde. Temos certeza de que essa parceria permitirá que os cidadãos do Brasil e do mundo tenham acesso a imagens, dados e informações de altíssima qualidade, o que mudará significativamente a cultura científica e cívica em nosso país”.

O acordo de cooperação prevê o carregamento e disponibilização de imagens dos acervos da COC no Wikimedia Commons e de metadados no Wikidata. Segundo Silva, todos os itens do acervo arquivístico, bibliográfico e museológico que estão em domínio público são passíveis de disponibilização no GLAM Casa de Oswaldo Cruz. No primeiro momento, foi dada prioridade aos itens relacionados ao cientista e sanitarista Oswaldo Cruz (1872-1917), patrono da Fiocruz. Mais adiante, está prevista a inserção de itens de coleções ou fundos reconhecidos pelo Programa Memória do Mundo da Unesco, como o Fundo Carlos Chagas, os negativos de vidro do Fundo do Instituto Oswaldo Cruz e o arquivo fotográfico das atividades da Fundação Rockefeller no combate à febre amarela e à malária no Brasil.

Também poderão fazer parte do GLAM os documentos que a Casa detalha o direito patrimonial e tenha autorização prévia e específica dos autores para a digitalização de suas obras e a disponibilização, no caso, sob licenças Creative Commons, que permitem a cópia e compartilhamento com diferentes níveis de restrição, em contraponto aos termos "todos os direitos reservados".  

Mais Editatonas

Durante a vigência do acordo devem ser realizadas maratonas de edição no Wikipedia, as chamadas de editatonas, como a que ocorreu no início do mês de agosto no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a editatona Wikipédia e Oswaldo Cruz: Ciência, Saúde e Cultura reuniu alunos de pós-graduação, pesquisadores e outros profissionais da Casa aprimoraram verbetes existentes na plataforma - como Vacinação, Saúde Pública no Brasil, Aedes aegypti e Hospital da Candelária - e elaboraram textos sobre novos verbetes, entre os quais, Departamento Nacional de Saúde Pública, Formigueiro Artificial e Medalha do Congresso de Higiene e Demografia.

Voltar ao topoVoltar