Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Na Opas, Fiocruz debate percurso de formação para a oferta de mestrados profissionais


25/05/2023

Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)*

Compartilhar:

O Ministério da Saúde realizou, nesta segunda-feira, 22/5, a Oficina de Mestrado Profissional Mais Médicos, organizada conjuntamente pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde. O objetivo do encontro, realizado na sede da Organização Pan-Americana de Saúde, em Brasília, foi discutir a proposta de trilhas formativas dos profissionais do programa Mais Médicos, particularmente da oferta de Mestrados Profissionais.

As estratégias de formação dos profissionais visando ao fortalecimento da Atenção Primária são valorizadas na nova edição do Mais Médicos. Além do curso de especialização, os profissionais inseridos no programa terão a oportunidade de se candidatar a mestrados profissionais e a cursos de qualificação na perspectiva da educação permanente voltada à consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde. 

Segundo o diretor de Programas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, o mestrado faz parte da reformulação do Mais Médicos, que objetiva ser mais atrativo aos profissionais do país, aumentando o tempo de permanência no programa, em especial nas áreas mais vulneráveis e de difícil acesso. 

Já a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Pinto, apontou que a qualificação no âmbito do Programa Mais Médicos é mais um resultado positivo em prol da educação permanente. Para ela, é preciso mapear e levantar todas possibilidades de mestrado profissional; deixar claro os critérios e pensar numa formação com qualidade e cuidado, oferecendo melhores oportunidades ao profissional da saúde, pois assim quem ganha é a população. 

#ParaTodosVerem Imagem de um grupo com muitas pessoas brancas e negras, mulheres e homens, a maior parte está em pé e alguns estão sentados e ajoelhados, eles posam e sorriem para câmera. Atrás deles está a sede de Organização Pan-Americana de Saúde, em Brasília.

Representantes da Educação na Fiocruz participam dos debates

Diferentes gestoras da área da educação da Fiocruz estiveram presentes no encontro, além de representantes das instituições que compõem o mestrado profissional em Saúde da Família (Profsaúde) e da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf).

A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação, Cristiani Vieira Machado, comentou que a Fiocruz tem coordenado programas de pós-graduação em rede, como o Profsaúde e a Renasf, em parceria com a Abrasco e diversas outras universidades do país. Segundo ela, "isso permite alcançar grande capilaridade nacional. Além de dispor de outros programas de pós-graduação que estão mobilizados para contribuir com a formação no âmbito do Programa Mais Médicos. Estamos comprometidos com o fortalecimento da APS e do SUS, e a oficina foi fundamental para avançar nessa construção coletiva", apontou ela. 

Pela Fiocruz, também participaram a Coordenadora-Geral de Educação (CGE/VPEIC), Cristina Guilam, que é ainda coordenadora acadêmica nacional do Profsaúde; a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio; a coordenadora acadêmica adjunta nacional do Profsaúde, Carla Pacheco; a vice-diretora de Ensino da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Enirtes Caetano; e integrantes da coordenação da Renasf, além de representantes da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Fiocruz Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Brasília que fazem parte da rede.

A partir das sugestões e discussões realizadas durante o encontro, será elaborado um relatório com os encaminhamentos para a próxima oficina, na qual serão definidas as ofertas educacionais nacionais.

+ Leia mais aqui sobre as diretrizes para qualificação profissional dos participantes do Mais Médicos, elaborada e publicada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação. Veja também informações sobre o novo edital do Mais Médicos, com detalhes sobre como se inscrever e critérios de alocação nos municípios. As inscrições no edital terão início em 26/5. 

* Com informações do Ministério da Saúde

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar