Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições abertas para os cursos de inverno do IOC


22/05/2023

Max Gomes (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

Os cursos de férias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) retornam para a temporada Inverno 2023 com grande variedade de temas ofertados nos formatos presenciais ou remoto. Serão oito cursos aplicados no campus da Fiocruz no Rio de Janeiro e duas modalidades on-line. As aulas acontecerão entre os dias 17 e 28 de julho, dependendo do tema escolhido. 

Os cursos presenciais são: 

A vida misteriosa dos fungos: heróis ou vilões?

Citometria de fluxo: fundamentos e aplicações na pesquisa científica

Doenças cardiovasculares e metabólicas

Guia do imunologista: uma viagem pelo processo inflamatório

Jogos de Tabuleiro Modernos no Ensino de Ciências

Morcegos: diversidade e zoonoses associadas

Neuroinfecções e a batalha das estrelas: células da Glia

Saúde Única: um olhar sobre a Leishmaniose Tegumentar Americana

As modalidades on-line: 

Estratégias de diagnóstico, tratamento e prevenção em influenza e Covid-19

Neuroimunologia aplicada à pesquisa

Alunos de graduação de todo o país podem se inscrever entre os dias 29 de maio e 2 de junho. Para se candidatar a uma vaga, basta preencher um formulário eletrônico que será disponibilizado nas páginas do Campus Virtual Fiocruz de cada curso (links acima), com atenção aos campos especificados, incluindo a carta de interesse.  

Vale ressaltar que cada curso possui seu próprio critério de seleção. Ao todo, serão disponibilizadas 167 vagas. Acesse a chamada de seleção da temporada Inverno 2023 para saber mais. 

As atividades dos Cursos de Férias são planejadas e ministradas por estudantes dos cursos de Pós-graduação Stricto sensu do IOC e coordenadas por pesquisadores do Instituto para que graduandos consigam ampliar seus conhecimentos sobre ciência e saúde em temas de destaque no Instituto. 

Ao terem contato com a realidade técnico-científica do IOC, os alunos conhecerão melhor as metodologias utilizadas em pesquisa básica e aplicada, além de conceitos e contextos de assuntos relevantes para o campo de pesquisa em saúde no Brasil. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar