Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento marca digitalização da correspondência completa de Oswaldo Cruz


07/08/2023

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:


Discutir estratégias para difundir por meios digitais acervos de personalidades e instituições que tiveram atuação importante no campo da saúde pública. Com esse objetivo, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o evento Oswaldo Cruz Digital: experiências em digitalização de arquivos, em 10 de agosto, às 13h30h, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio.

O evento faz parte das comemorações ao aniversário de nascimento de Oswaldo Cruz (5 de agosto de 1872) e marca um importante feito na área de difusão de acervos: a digitalização de toda a correspondência do cientista, sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz, agora disponível para acesso público on-line. As cartas integram o Fundo Oswaldo Cruz, reconhecido pelo Programa Memória do Mundo, da Unesco. 

A digitalização e a disponibilização dessa documentação foram resultado de um trabalho conjunto de pesquisadores e técnicos dos departamentos de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes) e de Arquivo e Documentação (DAD) da Casa de Oswaldo Cruz. 

A mesa de abertura do evento contará com a presença do diretor da Casa, Marcos José de Araújo Pinheiro; do vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica, Diego Vaz Bevilaqua; da vice-diretora de Pesquisa e Educação, Magali Romero Sá; da chefe do Departamento de Arquivo e Documentação (DAD), Ana Roberta Tartaglia; e da chefe do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes), Dominichi Miranda de Sá. 

A programação conta com a mesa Difusão de arquivos em meios digitais, coordenada pelo historiador Paulo Elian, pesquisador da Casa. Ações de digitalização de acervos do Departamento de Arquivo e Documentação será o tema de Ana Roberta Tartaglia, chefe do DAD, que apresentará o projeto de digitalização da correspondência de Oswaldo Cruz e parte do Fundo Oswaldo Cruz. Em seguida, Rodrigo Otávio Garcia, do Arquivo Público do Estado de São Paulo, discutirá o tema Difusão e acesso, usos e sentidos dos representantes digitais de documentos de arquivo.

Serviço

Oswaldo Cruz Digital: experiências em digitalização de arquivos 

Data: 10 de agosto, às 13h30, no Salão de Conferência do CDHS 

13h30 | Mesa de abertura
Diretor da Casa, Marcos José de Araújo Pinheiro; vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica, Diego Vaz Bevilaqua; da vice-diretora de Pesquisa e Educação, Magali Romero Sá; da chefe do Departamento de Arquivo e Documentação (DAD), Ana Roberta Tartaglia; e da chefe do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes), Dominichi Miranda de Sá.

14h | Mesa: Difusão de arquivos em meios digitais | Coordenação: Paulo Elian

Ações de digitalização de acervos do Departamento de Arquivo e Documentação, por Ana Roberta Tartaglia, chefe do DAD. 
Difusão e acesso, usos e sentidos dos representantes digitais de documentos de arquivo, por Rodrigo Otávio Garcia, do Arquivo Público do Estado de São Paulo.  

15h | Debate 

15h30 | Encerramento

* Crédito da imagem: Casa de Oswaldo Cruz

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar