Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Lançada nova edição da revista Cadernos de Saúde Pública


14/12/2022

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

Foto de muitas pessoas reunidas no pátio de uma universidade
O fascículo de novembro de 2022 de Cadernos de Saúde Pública está disponível na íntegra no site da revista. No Editorial deste mês de CSP, as Editoras-Chefe discorrem sobre artigos preprints e apresentam a política e normas da revista acerca da temática. "CSP é uma revista que garante o acesso público e gratuito de todo seu acervo para o público leitor, parte essencial dos princípios da Ciência Aberta. Além disso, CSP reconhece a importância dos preprints no cenário da publicaçaõ científica da atualidade", enfatizam as Editoras. O texto é também um convite para a leitura do Perspectivas.

No artigo Perspectivas O desafio dos preprints para a saúde pública, Kenneth Rochel de Camargo Jr. e Cláudia Medina Coeli abordam as vantagens e desvantagens, bem como as controvérsias da literatura sobre preprints. Os autores afirmam que, apesar das críticas, os artigos preprints são uma realidade na publicação científica contemporânea e podem desempenhar um papel positivo na produção e disseminação do conhecimento, desde que sejam tomados os devidos cuidados.

O estudo Fatores demográficos e socioambientais associados à insegurança alimentar domiciliar nos diferentes territórios da cidade de Salvador, Bahia, Brasil aponta que 40,9% da população de Salvador encontra-se em situação de insegurança alimentar domiciliar, uma prevalência superior à encontrada para a área urbana em 2017/2018. Foi possível observar também a forma desigual pela qual a insegurança alimentar se distribuiu na cidade baiana.

O artigo Da crise psiquiátrica à crise psicossocial: noções presentes nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis, por sua vez, apresenta as noções de crise psiquiátrica e crise psicossocial presentes nos discursos de trabalhadores e gestores de CAPSij. “Nosso objetivo com essa reflexão foi apresentar que a produção do sofrimento psíquico em crianças e adolescentes é complexa e que seus recursos e respostas também deverão ser complexos, distanciando-se, assim, de qualquer explicação ou resposta reducionista”, concluem os autores.

Estudos sobre vacinas e redes sociais, atendimento odontológico de urgência no sistema público brasileiro de saúde e vulnerabilidade social, sobrevida e letalidade hospitalar pela Covid-19 também integram esta edição.

Confira esses e outros artigos no site da revista Cadernos de Saúde Pública

Voltar ao topoVoltar