Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Lançada nova edição da Cadernos de Saúde Pública


08/05/2023

Clara Rosa Guimarães (Ensp/Fiocruz)

Compartilhar:

Capa da revista de a foto de um pôr do sol, na beira de um rio
A edição de abril de 2023 de Cadernos de Saúde Pública está disponível na íntegra no site da revista. Apontando exemplos de desastres de origem natural ou tecnológica no Brasil, o Editorial deste mês é um convite à leitura de um dos artigos deste fascículo. “Ao mesmo tempo que os desastres produzem novos cenários de risco, há simultaneamente um processo que pode resultar na sobreposição tanto de agravos e doenças, complicando e potencializando os de maior prevalência, como de riscos e danos, com desastres que podem ocorrer de modo simultâneo”, afirma o autor.

Por sua vez, o artigo A carga de saúde dos desastres naturais e tecnológicos no Brasil de 2013 a 2021 aponta que foram registradas mais de 50 mil catástrofes no Brasil no período de oito anos, sendo 98,62% eventos naturais. Em relação aos danos humanos, as catástrofes biológicas naturais levaram ao maior número de vítimas.

O estudo apresentado em Boas práticas, intervenções e resultados: um estudo comparativo entre uma casa de parto e hospitais do Sistema Único de Saúde da Região Sudeste, Brasil compara a assistência obstétrica de uma casa de parto e hospitais do SUS da Região Sudeste. "Investir na formação da enfermagem obstétrica e na ampliação e criação de mais casas de parto tem potencial para mudar a realidade obstétrica no Brasil", concluem os autores.

Tratando de uma importante temática, Aline Ferreira Gonçalves, Joviana Quintes Avanci e Kathie Njaine, autoras do artigo “As giletes sempre falam mais alto”: o tema da automutilação em comunidades online, analisam os espaços virtuais encontrados no Brasil nos quais se discutem tais ações. Observou-se que essas comunidades se identificam tanto pela prática da automutilação quanto por elementos da cultura juvenil da sociedade ocidental.

A edição conta ainda com dois novos artigos do Espaço Temático Amazônia, são eles: Lições de tempos urgentes: a experiência da atenção à saúde Yanomami ontem e hoje e Conservação ambiental, mobilidade espacial e condições de vida de populações tradicionais em áreas protegidas: por modelos de acesso à saúde adequados ao quadro amazônico. O fascículo de abril de Cadernos de Saúde Pública com esses e outros artigos pode ser acessado no site da CSP.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar